• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

USS Abraham Lincoln se aproxima da costa do Irã

20 de janeiro de 2026
USS Abraham Lincoln se aproxima da costa do Irã.
USS Abraham Lincoln se aproxima da costa do Irã.

USS Abraham Lincoln se aproxima da costa do Irã. Segue a movimentação de tropas, navios e aeronaves para o Oriente Médio, mostrando que uma ação militar contra o Irã por parte dos EUA não foi descartada.

Na madrugada de domingo, o porta-aviões USS Abraham Lincoln (CVN-72) e seus navios de escolta, os destróieres de mísseis guiados da classe Arleigh Burke, USS Spruance (DDG-111), USS Michael Murphy (DDG-112) e USS Frank E. Petersen, Jr. (DDG-121), iniciaram sua travessia rumo oeste, em direção ao Oceano Índico, pelo Estreito de Malaca.

USS Abraham Lincoln. Foto: USN.
USS Abraham Lincoln. Foto: USN.

Navegando a aproximadamente 20 nós, o Grupo de Ataque do Porta-Aviões Lincoln deverá alcançar a Área de Responsabilidade do Comando Central dos EUA (US CENTCOM) até 25 de janeiro, provavelmente se posicionando no Mar Arábico, próximo à costa do Irã.

Vídeo USN.

No dia 18/01 também foram registrados o envio de 11 F-15E da 48th FW da RAF Lakenheath (EGUL)/Inglaterra para a Base Aérea Muwaffaq Salti (MSAB)/Jordânia, com apoio de aeronaves C-17 e de 4 KC-135R. Além destes, vários aviões de transporte C-17, KC-135 e KC-46, tem sido vistos na região, mostrando movimentos parecidos com as ações de junho de 2025, na Operação Midnight Hammer – o ataque americano as instalações nucleares do Irã.

Imagem
Deslocamento da USAF para a Jordânia.
Crádito Armchair Admiral  @ArmchairAdml

Tudo isso acontece enquanto o presidente Donald Trump pondera os próximos passos após, supostamente, ter cancelado uma operação contra o Irã. Trump ameaçou repetidamente o regime iraniano devido à brutal repressão contra manifestantes antigovernamentais, que deixou milhares de mortos, mas recuou após ser informado de que as mortes cessariam.

Ele também prometeu aos manifestantes que ajuda estava a caminho. No entanto, o governo parece, agora, preferir uma solução diplomática. Segundo relatos, os planejadores militares dos EUA solicitaram mais tempo para se preparar, enquanto Trump sofre forte pressão de Israel e dos países do Golfo para não atacar, por receio de instabilidade regional. 

Como os EUA não devem fazer nenhum movimento sem a presença dos porta-aviões e o CVN-72 só deve chegar ao Oceano índico no dia 25/01, até lá tudo deve ficar no modo diplomático + dissuasão.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login