

Morre o ex-Ministro da Defesa Raul Jungmann. Faleceu no domingo (18/1), aos 73 anos, o ex-ministro da Defesa e diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann. Ele estava internado no hospital DF Star, em Brasília, e faleceu após anos de luta contra um câncer no pâncreas.
A morte foi informada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), entidade da qual Jungmann era diretor-presidente. Foi internado em novembro de 2025 e chegou a deixar o hospital em dezembro. No fim do mês, próximo ao Natal, voltou a ser internado e saiu após o Ano Novo. Ele foi internado novamente neste sábado,17/01.
Natural de Recife, Pernambuco (3/04/1952), Jungmann foi ministro Desenvolvimento Agrário e de Políticas Fundiárias no Governos Fernando Henrique. Na gestão de Michel Temer, comandou o Ministério da Defesa entre 12 de maio de 2016 a 27 de fevereiro de 2018. No mesmo dia 27 de fevereiro de 2018, tornou-se o primeiro-ministro da Segurança Pública do Brasil, pasta que havia sido separada do Ministério da Justiça, o qual ocupou até 1 de janeiro de 2019, quando foi unificada ao Ministério da Justiça, tornando-se Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
À frente do Ministério da Segurança Pública, Jungmann coordenou o emprego das Forças Armadas em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em 2019, com destaque para a intervenção federal no Rio de Janeiro.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS