

Itália abrigará primeiro centro de treinamento de F-35 Lightning II fora dos EUA. O Ministério da Defesa da Itália recentemente aprovou a criação do primeiro centro de treinamento de pilotos de caças F-35 Lightning II fora dos Estados Unidos. A unidade será construída na Base Aérea de Trapani/Birgi, na Sicília.
Com investimento de € 113 milhões, o projeto será executado por meio de uma joint venture entre a Lockheed Martin e a italiana Leonardo. O local apoiará a formação dos pilotos de F-35 da Itália, de países membros da OTAN e nações aliadas que participam do programa na Europa.
Pelo acordo, a Lockheed Martin fornecerá simuladores e sistemas avançados de treinamento, enquanto a Leonardo supervisionará o gerenciamento de dados confidenciais de engenharia, em conformidade com as regulamentações dos EUA que regem a segurança do programa F-35.
A Base Aérea de Trapani/Birgi (IATA: TPS / ICAO: LICT) compartilha a estrutura de pistas com o aeroporto civil. O local é a casa do 18º Gruppo Caccia (18º Esquadrão de Caça), parte da 37º Stormo (37ª Ala) da Força Aérea Italiana (Aeronautica Militare), equipado com Eurofighter F-2000A e TF-2000A. Futuramente Trapani/Birgi será a futura Base Operacional Principal dos F-35 italianos.
As obras de construção deverão começar ainda este ano e seguirão pelos próximos anos. A capacidade operacional inicial está prevista para dezembro de 2028, com a operação plena esperada para julho de 2029.
Quando em funcionamento, o Centro de Treinamento de F-35 italiano atuará em conjunto com as instalações da Base Aérea de Luke, no Arizona, o principal centro mundial de treinamento para pilotos dos caças de quinta geração da Lockheed Martin.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO