

Radar Lanza LTR-25 da Indra para a Ucrânia. A Espanha aprovou o acordo no valor de 37 milhões de euros (US$ 43,1 milhões) do Grupo Indra para a fabricação e fornecimento de um de seus sistemas de radar tático de longo alcance Lanza 25 (LTR-25) para a Ucrânia.
O acordo com aprovação do Conselho de Ministros divulgado em 13 de janeiro. O contrato inclui suporte logístico e estará em vigor até 31 de dezembro de 2026, embora o Conselho não tenha divulgado um cronograma de entrega. O sistema visa reforçar as capacidades defensivas aérea da Ucrânia.
O LTR-25 é um sistema de radar de vigilância aérea de longo alcance em banda L (1-2 GHz) com alcance de até 240 milhas náuticas (aproximadamente 444 km). O radar integra um radar de vigilância primária 3D baseado em uma arquitetura de feixe estreito. As coordenadas do alvo fornecidas pelo LTR-25 incluem a altitude do alvo (cobertura 3D), conforme a Indra.

Alguns radares da família Lanza possuem capacidades de contramedidas eletrônicas (ECCM), capacidades anti-interferência, processamento digital de sinais e dados, e detecção e rastreamento de mísseis balísticos táticos (TBM).
O Lanza LTR-25 é um radar móvel tridimensional capaz de operar em condições desafiadoras de guerra eletrônica. Sua principal vantagem é a capacidade de detectar e rastrear não apenas aeronaves, mas também alvos pequenos e de difícil observação, como drones e mísseis de cruzeiro. A estação pode ser facilmente transportada por aeronaves C-130 ou caminhões, permitindo uma realocação rápida e ajudando a evitar ataques retaliatórios.
O alcance de detecção de alvos aéreos do radar ultrapassa 450 km e sua integração ao sistema de defesa aérea da OTAN permite a transmissão das coordenadas dos alvos para as unidades de defesa aérea.
Conforme noticiado anteriormente, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky participou de um fórum tecnológico hispano-ucraniano em Madri, com foco no desenvolvimento da cooperação em defesa. O evento foi realizado nas instalações do Grupo Indra e contou também com a presença da ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS