

Primeiro Saab Gripen C adicional para a Hungria. A Embaixada da Hungria em Estocolmo, na Suécia, publicou nas suas redes sociais, em 14 de janeiro, a fotografia do primeiro de quatro Saab JAS39C Gripen adicionais para a Força Aérea Húngara (HUNAF).
Em 23 de fevereiro de 2024, a Administração Sueca de Materiais de Defesa (FMV) e o governo húngaro assinaram um pedido de quatro caças Gripen C adicionais para a HUNAF. O acordo é um aditivo do pedido original assinado em dezembro de 2001, que envolvia 14 Gripen C/D.
A Hungria recebeu os primeiros Saab Gripen C/D a partir de 2006, quando o contrato de arrendamento foi oficialmente assinado por dez anos. O acordo foi renovado em 2016 por mais uma década, sendo que ao final do período as aeronaves passarão para a propriedade do governo húngaro.
Em 2022, todos os Saab Gripens C/D da Hungria foram modernizados para o padrão MS20 Block 2, aprimorando significativamente as capacidades de combate e de comunicação dos caças. Como a Saab não produz mais a versão C/D, as aeronaves adicionais da HUNAF serão oriundas da Força Aérea Sueca e chegarão na versão atualizada.
Após a entrega dos quatro caças adicionais, a HUNAF passará a contar com 18 aeronaves, sendo 14 Gripen C (monopostos) e quatro Gripen D (bipostos). A Saab, através da FMV, mantém um contrato de suporte e logística para os Gripens da HUNAF, valido até o final de 2035.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO