• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

A Alemanha promove o Airbus A400M para a Força Aérea Indiana

23 de janeiro de 2026
A Alemanha promove o Airbus A400M para a Força Aérea Indiana. Foto: Airbus.
A Alemanha promove o Airbus A400M para a Força Aérea Indiana. Foto: Airbus.

A Alemanha promove o Airbus A400M para a Força Aérea Indiana. O governo alemão está apoiando fortemente a Airbus em seus esforços para garantir um grande pedido indiano para a aeronave de transporte militar A400M Atlas, enquanto Nova Déli avança com seu programa de Aeronave de Transporte Médio (Medium Transport Aircraft — MTA) para a Indian Air Force (IAF).

Em resposta à exigência da IAF de 66 novas aeronaves de transporte, a Airbus ofereceu formalmente o A400M, posicionando-o como uma aeronave de transporte estratégico capaz de preencher a lacuna entre as categorias de transporte médio e pesado, alinhando-se estreitamente aos objetivos da Índia para o Atmanirbhar Bharat (Índia Autossuficiente).

Segundo uma fonte indiana, a Airbus propôs um plano sem precedentes que aumentaria o conteúdo nacional do programa A400M na Índia para 85% em diversas fases, caso a IAF selecione a aeronave. O plano também inclui a integração da Índia à cadeia de suprimentos global do A400M, permitindo que empresas indianas fabriquem conjuntos estruturais, sistemas e componentes essenciais não apenas para as aeronaves da IAF, mas também para a frota global do A400M.

Como parte de seu pacote industrial, a Airbus também fornece suporte de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO) na Índia para os motores, reduzindo significativamente os custos do ciclo de vida da frota da IAF e criando um ecossistema de serviços aeroespaciais de longo prazo no país.

A Alemanha, como uma das maiores operadoras do A400M, está ansiosa para que a plataforma faça sucesso no mercado indiano, o que fortaleceria significativamente as perspectivas de produção do programa a longo prazo.

Para a Índia, a licitação MTA representa mais do que simplesmente adquirir uma nova aeronave de transporte. Ela também exemplifica a profunda industrialização aeroespacial, visto que a Força Aérea Indiana busca não apenas capacidade, mas também transferência de tecnologia, fabricação local e autonomia de manutenção a longo prazo.

A oferta da Airbus, que inclui 85% de conteúdo nacional, integração da cadeia de suprimentos global e manutenção, reparo e revisão de motores na Índia, foi projetada para atender diretamente a essas prioridades.

O MTA é um dos programas mais importantes para o mercado de transporte militar. Além do A400M, outros fores candidatos são o Lockheed Martin C-130J-30 e o Embraer KC-390. A Embraer, fez uma parceria estratégica com o Mahindra Group, e está oferecendo o KC-390 Millennium para o programa MTA, que visa substituir aeronaves mais antigas como o Il-76. Fontes indianas afirmam que o MTA deve gerar uma encomenda de cerca de 66 a até 80 aeronaves.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login