

Argentina iniciou o processo de aquisição de dois KC-135R Stratotanker. A Força Aérea Argentina (FAA) iniciou o processo junto aos Estados Unidos, para adquirir dois Boeing KC-135R Stratotankers, que servirão para atender às necessidades operacionais dos seus novos caças F-16AM/BM Fightning Falcon.
O Brigadeiro General Gustavo Javier Valverde, Comandante da FAA, disse em recente entrevista ao portal Zona Militar que “…foi iniciado o processo através de uma Carta de Solicitação (LOR) envolvendo o fornecimento de até duas aeronaves KC-135R em modo Ramp-to-Ramp (transferência a quente). Esse processo está em andamento, aguardando a disponibilidade das aeronaves e a conclusão dos estudos…”
A FAA recebeu em dezembro de 2025 os seis primeiros caças F-16AM/BM comprados da Dinamarca. A integração completa desses vetores carece de sistemas de suporte e apoio, como os aviões-tanque que permitirão ampliar o raio de ação operacional dos caças.
Contudo, para a função de reabastecimento em voo, atualmente FAA dispõem apenas do KC-130H Hércules, o qual é equipado com sistemas “probe & drogue” (mangueira e cesto), incompatível com os F-16 que utilizam o padrão “boom” (lança) empregado pelos KC-135R da USAF.
Além disso, há cerca de duas décadas a Força Aérea Argentina perdeu a sua capacidade de transporte transporte tático e estratégico de grande capacidade, quando aposentou seus Boeing 707. Essa função poderá ser assumida pelos KC-135R, que dispõem de capacidade multifuncional para suprir também essa demanda dos argentinos.
Saiba mais:
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO