• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

US Army irá antecipar a entrada em serviço do MV-75 Tiltrotor

20 de janeiro de 2026
US Army irá antecipar a entrada em serviço do MV-75 Tiltrotor. Foto: Bell.

US Army irá antecipar a entrada em serviço do MV-75 Tiltrotor. O US Army planeja introduzir o MV-75 tiltrotor, selecionado no programa Future Long Range Assault Aircraft (FLRAA) para substituir o UH-60 Black Hawk, antes do previsto. A expectativa é que seja até o final de 2026.

O Chefe do Estado-Maior do Exército, General Randy George, anunciou a aceleração da entrega do sucessor do UH-60 Black Hawk em uma coletiva de imprensa online. Originalmente, a entrega do MV-75 (Bell V-280 Valor) estava prevista para o início da década de 2030. Embora a aeronave já esteja voando há alguns anos, a integração dos equipamentos de missão para uso operacional, bem como outras validações, levam tempo. Por esse motivo, é de se esperar que o serviço inicial do MV-75 consista principalmente em missões mais simples, como transporte.

Porém, a ideia de antecipar sua entrada em serviço denota que os EUA estão preocupados em ter mais ativos voltados para missões especiais. Acelerando a capacidade de, pelo menos, liberar os MH-60M/UH-60M para missões de emprego.

O MV-75, por ser uma aeronave de rotor móvel (Tiltrotor), possui uma velocidade de cruzeiro muito superior à de um helicóptero convencional devido ao seu princípio de funcionamento misto. A nova plataforma utilitária da aviação do Exército Americano é semelhante ao UH-60 Black Hawk em termos de MTOW (ligeiramente mais pesada, com maior capacidade de carga útil) e layout da fuselagem, proporcionando um certo grau de familiaridade.

Graças a uma menor carga nos discos de freio devido à maior relação diâmetro/peso do rotor, o MV-75 apresenta um desempenho superior em voo pairado/vertical em comparação com o antigo V-22 Osprey, que está em serviço há décadas. Isso também contribui para o manuseio em autorrotação, onde a baixa carga nos discos de freio é importante.

Contudo, como era de se esperar, as aeronaves de rotor basculante continuam em desvantagem em termos de custo quando comparadas aos helicópteros convencionais. Essa é uma das razões pelas quais o Exército dos EUA pretende manter sua frota de UH-60 até a década de 2070 com várias atualizações e desenvolvimentos, incluindo o motor turboeixo GE T901 e o U-Hawk, um veículo aéreo não tripulado pesado.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login