• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Venezuela: LM-100J Hércules ligado à CIA pousou em Caracas

10 de janeiro de 2026
Venezuela: LM-100J Hércules ligado à CIA pousou em Caracas. Foto: redes sociais.

Venezuela: LM-100J Hércules ligado à CIA pousou em Caracas. Um avião de transporte LM-100J Super Hércules da empresa americana Pallas Aviation, operou no Aeroporto Internacional de Caracas neste sábado (10/01). A Pallas é conhecida por fornecer serviços aéreos à CIA, a Agência de Inteligência Americana.

Segundo fontes, o LM-100 transportou uma delegação liderada pelo Embaixador interino dos EUA na Colômbia, John McNamara, que chegou em Caracas para dar início as conversas visando a retomada gradual das relações diplomáticas com a Venezuela. Isto ocorre na sequência dos eventos que, no dia 03 de janeiro culminaram na captura do ditador Nicolás Maduro.

Super Hércules americano pousando em Caracas hoje. Fonte: redes sociais.

Utilizando o indicativo de chamada “WDE08”, o Super Hércules matrícula americana N96MG, realizou um voo “bate-e-volta” entre Porto Rico e Caracas neste sábado. A movimentação foi registrada pelos sites de monitoração online, e o pouso do LM-100J branco foi filmado e fotografado.

A Pallas Aviation oferece serviços especializados em todo o mundo, particularmente para locais onde a maioria das empresas se recusa a operar. Para isso utiliza os cargueiros Lockheed Martin LM-100J Super Hercules, uma variante civil do C-130J. A Pallas mantém algumas aeronaves em Porto Rico, em apoio a missões do governo dos EUA na região do Caribe.

Voo do LM-100J da Pallas entre Porto Rico e Caracas. Fonte: FR24.
Voo do LM-100J da Pallas entre Porto Rico e Caracas. Fonte: FR24.

Em 2019, o governo dos EUA retirou a equipe e fechou sua Embaixada em Caracas, transferindo alguns funcionários para Bogotá, na Colômbia, onde foi ativada a base operacional da Unidade para Assuntos com a Venezuela.

A chegada da delegação dos EUA ocorre após uma declaração do Departamento de Estado delineando os próximos passos para o restabelecimento da presença diplomática na Venezuela. A visita tem como objetivo avaliar a segurança, instalações e as necessidades de para a reabertura gradual da embaixada em Caracas.

A breve escala do LM-100J ligado à CIA se soma ao contexto mais amplo do crescente envolvimento dos EUA em torno de Caracas e às discussões em andamento sobre a reabertura dos canais diplomáticos formais.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login