

Mirage 2000-5 ucranianos equipados com mísseis MICA. Uma foto divulgada recentemente mostra um Mirage 2000-5F da Força Aérea Ucraniana equipado com um míssil ar-ar MICA. Inicialmente eles foram incorporados em 2025 apenas com o modelo mais antigo do Matra R550 Magic 2.
Na virada do ano, finalmente caças Mirage 2000-5 ucranianos foram vistos finalmente com o míssil ar-ar MICA. Após ter sido inicialmente equipado apenas com o antigo míssil IR Matra Magic 2, uma foto divulgada recentemente revela pelo menos um MICA. Não está claro qual variante do míssil está instalada na aeronave, pois a ponta está escondida por uma capa de proteção. Porém, considerando o ponto de fixação em que foi instalado (pilone interno direito da fuselagem), é possível que a arma seja a variante guiada por radar para combates BVR.
Ao mesmo tempo, também não está claro se a arma já fazia parte do inventário da Força Aérea Ucraniana ou se foi adquirida recentemente. Até o momento, a arma nunca foi mostrada em publicações oficiais da Força Aérea Ucraniana relacionadas, e, também, há poucas imagens disponíveis do Mirage 2000-5 com o Magic 2.
Em um vídeo recente, no entanto, um piloto da Força Aérea Ucraniana destacou que o caça de fabricação francesa tinha uma séria limitação em suas capacidades. Isso pode ter sido uma referência a ausência do MICA. “Na minha opinião — e na opinião dos meus colegas pilotos — esta aeronave carece de armamento ar-ar de longo alcance”, diz o piloto. “Precisamos de algo que seja um meio-termo entre eficiência e custo, para podermos enfrentar o grande número de ameaças aéreas inimigas que enfrentamos.”

O Mirage 2000-5F transferido para a Ucrânia, tem capacidade para utilizar os mísseis de curto a médio alcance MICA IR (guiados por infravermelho) e MICA EM (guiados por radar). No serviço francês, o MICA IR substituiu o Magic 2 e o MICA EM substituiu o Super 530.
O MICA (Missile d’Interception, de Combat et d’Auto-défense) é um míssil ar-ar de curto a médio alcance desenvolvido pela MBDA, que equipa os caças Dassault Rafale e Mirage 2000-5. Projetado como uma arma multifuncional, o MICA pode atingir aeronaves inimigas, mísseis de cruzeiro e veículos aéreos não tripulados tanto em combate além do alcance visual (BVR) quanto no alcance visual (WVR).
Uma característica marcante da família MICA é a disponibilidade de duas variantes com sistemas de orientação diferentes, que, no entanto, compartilham a mesma estrutura. São elas: o MICA EM (ÉlectroMagnétique — Eletromagnético), equipado com um buscador de radar ativo, e o MICA IR (InfraRouge — Infravermelho), que utiliza um buscador de imagem infravermelha (IIR). Portanto, o que muda é apenas a cabeça do míssil, pois o corpo é o mesmo.
Seu alcance (EM) é normalmente estimado entre 60 e 80 km, dependendo das condições de lançamento. O míssil supostamente carrega uma ogiva de fragmentação com espoleta de proximidade e de impacto.
O Ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, anunciou em 6 de fevereiro de 2025 a entrega dos primeiros caças Mirage 2000 à Ucrânia. Um mês depois, em 7 de março, a Força Aérea Ucraniana anunciou o primeiro combate aéreo registrado do Mirage 2000, interceptando com sucesso um míssil de cruzeiro russo Kh-101 durante um ataque em larga escala com mísseis e drones. Um exemplar foi perdido em 22 de julho de 2025.
O número de jatos entregues à Ucrânia é desconhecido, embora o governo francês tenha afirmado que a Ucrânia receberia seis caças Mirage 2000-5F durante o primeiro trimestre de 2025. O presidente francês, Emmanuel Macron, prometeu fornecer Mirages adicionais em 2026.

Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS