
A USAF RC-135V/W Rivet Joint disconnects from a USAF KC-10 Extender after receiving fuel near Iraq on Dec. 5, 2016. The RC-135 fleet has been present in every sizeable U.S. conflict since the Vietnam War. It continues its legacy in Combined Joint Task Force-Operation Inherent Resolve, a multinational effort to weaken and destroy Islamic State in Iraq and the Levant operations in the Middle East region and around the world.

Venezuela: USAF segue monitorando Caracas “de perto” com seus RC-135 Rivet Joint. A USAF continua realizando voos de monitoramento eletrônico da Venezuela, empregando aeronaves de inteligência RC-135V/W Rivet Joint na região do Caribe, conforme dados abertos de rastreamento de voos online.
A mais recente missão observada foi realizada ontem (05/01), pelo RC-135W matrícula 64-14848, que partiu da Base Aérea de Reserva de Homestead, na Flórida, e permaneceu perto da costa venezuelana por um bom tempo em um perfil de voo que indica atividade prolongada de vigilância eletrônica no espaço aéreo internacional sobre o Mar do Caribe.
Sites de monitoramento de voos online indicam que a vigilância eletrônica no Caribe não cessa, destacando a presença contínua de aeronaves RC-135 operando próximas ao espaço aéreo venezuelano. O ritmo observado reflete de perto os padrões de voo vistos durante os primeiros dias de janeiro, quando as atividades aumentaram.
O RC-135V/W Rivet Joint é uma plataforma especializada de inteligência de sinais projetada para coletar, analisar e geolocalizar emissões eletrônicas de sistemas de radar, redes de comunicação e outras fontes de sinal eletromagnéticos. Essas missões são normalmente realizadas em espaço aéreo internacional e seus dados usados para gerar consciência situacional durante períodos de intensa atividade militar.
Voos com origem na Base Aérea de Reserva de Homestead são comumente usados para missões de vigilância no Caribe e na América Latina. A base abriga unidades da Reserva da USAF que apoiam operações de inteligência, vigilância e reconhecimento em toda a região.
O esforço de vigilância dos EUA ocorre em um momento em que as suas forças armadas mantêm uma postura operacional elevada ao redor da Venezuela, após as recentes ações militares dos EUA na região.
Os RC-135V/W têm sido amplamente utilizados em outras regiões durante períodos de tensão, como da Rússia, China, Irã e Coreia do Norte. Sua presença geralmente sinaliza monitoramento rigoroso de emissões eletrônicas e eletromágnéticas.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO