A Lockheed Martin lançou neste mês de setembro um novo e interessante vídeo, que foca no no Sistema de Arma Laser Aerotransportada Tática (TALWS – Tactical Airborne Laser Weapon System). Na animação, podemos ver caças F-16C da 20th Fighter Wing sediado na Shaw AFB -Sumter/EUA, equipados com pods de laser TALWS cooperando com sensores infravermelhos táticos que equipa o Boeing KC-46A Pegasus, que sã capazes de detectar e rastrear ameaças no modo passivo.
Uma vez que o KC-46, um vetor aéreo de alto valor estratégico, que pode ser alvo de várias ameaças diferentes, detecta um míssil se aproximando mar-ar e um míssil ar-ar R-27 disparado por um MiG-29, ele passa sua posição para os dois Vipers que podem usar seu diretor de feixe laser em seu casulo disposto no center line, para colocar luz de alta energia com alta precisão para derrotar a ameaça.
O sistema TALWS baseia-se na tecnologia de laser de fibra, um tipo de laser que utiliza como meio de ganho ativo uma fibra óptica, em oposição ao laser de estado sólido, que utiliza vidro ou material sólido cristalino. No vídeo pode ser ver que ao invés de destruir o míssil, o laser “anula” o mesmo, que perde força, desenganja e alvo e literalmente cai inerte.
Esta nova ferramenta de autoproteção, associada com sistemas de detecção passiva, surgem como um sistema muito interessante de defesa em especial em ambiente de combate BVR, em especial se associado a aeronaves AEW.