

O Paquistão testa seu míssil de cruzeiro. No dia 3 de janeiro, a Pakistan Air Force (PAF) realizou com sucesso um teste de voo do sistema de armas Taimoor (Taimur), de projeto nacional.
Usando um veterano Mirage III, dedicado a testes, que a PAF realizou o disparo de verificação do míssil de cruzeiro ar-solo desenvolvido pelo Paquistão. O teste validou os sistemas de navegação e orientação do míssil, bem como sua capacidade de voar em altitudes muito baixas, um perfil projetado para reduzir sua exposição aos sistemas de defesa aérea e antimíssil inimigos.
Segundo o comunicado de imprensa, este teste de voo marca um novo marco no desenvolvimento aeroespacial nacional do Paquistão, demonstrando a maturidade de suas capacidades locais de projeto e produção. A PAF indicou que a capacidade ofensiva de precisão do míssil aumenta a flexibilidade operacional para uma ampla gama de missões convencionais.
O lançamento ocorreu na presença de altos oficiais militares paquistaneses, bem como de cientistas e engenheiros envolvidos no programa. As autoridades descreveram o evento como uma confirmação do progresso alcançado pela indústria de defesa paquistanesa por meio dos esforços de desenvolvimento nacional.

O míssil Taimoor consegue atingir alvos estacionários e móveis a uma distância segura de 600 quilômetros. Embora fabricado pela AWC, a Global Industrial Defence Solutions (GIDS) gerencia a comercialização do míssil para exportação.
O Taimoor é uma versão não nuclear do míssil de cruzeiro ar-solo Ra’ad II, destinada à exportação e equipada com subsistemas aprimorados. Seu alcance foi supostamente reduzido para 290 km pelos engenheiros para atender às diretrizes do MTCR (Regulamento de Controle de Testes de Mísseis), em comparação com os 600 km do Ra’ad II. A Força Aérea do Paquistão (PAF) confirmou o alcance real do Taimoor de 600 km após anunciar um voo de teste bem-sucedido.
Ele apresenta uma fuselagem retangular, estabilizadores verticais em forma de X, asas dobráveis na parte central da fuselagem e uma entrada de ar sob a fuselagem para um motor turbojato em miniatura.
Além disso, sua fuselagem incorpora características furtivas projetadas para reduzir sua assinatura de radar. Assim como outros mísseis da série Ra’ad, o Taimoor mantém sua capacidade de voo em baixa altitude, o que, combinado com sua furtividade, o torna uma arma eficaz para suprimir operações de defesa aérea inimigas (SEAD). O Taimoor pesa menos de 1200 kg e pode voar a altitudes entre 150 e 6000 m em velocidades subsônicas. Consegue voar próximo ao solo e sobre o mar. Sua altitude de lançamento varia entre 600 e 7600 m.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS