

E-6B Mercury da US Navy “lança” míssil balístico. Os Estados Unidos realizaram um teste operacional de lançamento de um míssil balístico intercontinental Minuteman III desarmado, utilizando um sistema de comando e controle aerotransportado a bordo de um E-6B Mercury.
O exercício demonstrou um método secundário de lançamento nuclear para as forças armadas americanas. O teste, denominado Glory Trip 254, ocorreu em 5 de novembro de 2025 e envolveu militares da 625th Strategic Operations Squadron usando o Airborne Launch Control System (ALCS) instalado a bordo de uma aeronave Boeing E-6B Mercury da US Navy.
O míssil foi lançado da Base Espacial de Vandenberg, na Califórnia, com seu veículo de reentrada percorrendo aproximadamente 6.760 quilômetros até o Campo de Testes de Defesa contra Mísseis Balísticos Ronald Reagan, no Atol de Kwajalein, nas Ilhas Marshall.

Segundo a USAF, o lançamento teve como objetivo avaliar a confiabilidade, o estado de prontidão e a precisão do sistema Minuteman III, que continua sendo um elemento central da dissuasão nuclear dos Estados Unidos. Os dados coletados durante o voo serão usados para identificar possíveis problemas e orientar a manutenção futura da força.
O ALCS oferece um meio alternativo de transmitir ordens de lançamento caso os centros de controle de lançamento fixos estejam indisponíveis.
“O ALCS fornece às forças nucleares uma capacidade secundária e de sobrevivência para transmitir comandos de lançamento para nossos ICBMs”, disse o Major Dalton Douglas, membro da equipe de combate de mísseis do 625th STOS. “Caso os centros de controle de lançamento não consigam direcionar e executar nosso arsenal de ICBMs por ordens presidenciais, o ALCS é o meio alternativo para controlar e empregar esses mísseis por via aérea.”
O 625th Strategic Operations Squadron (625th STOS) é a única unidade do Departamento da Força Aérea dos EUA autorizada a operar o ALCS. O esquadrão reúne operadores de mísseis, engenheiros, pessoal de manutenção, especialistas em segurança cibernética e contratados, e realiza treinamentos regulares, além de lançamentos reais periódicos. Embora um lançamento operacional completo do ALCS seja realizado anualmente, a unidade também realiza testes simulados de lançamento eletrônico do míssil Minuteman III duas vezes por ano para ensaiar os procedimentos antes de um lançamento real.
“O GT 254 é único porque demonstrou todos os aspectos da nossa missão como profissionais nucleares, do início ao fim”, disse Shane Bristow, um contratado que apoia o esquadrão. Ele afirmou que a equipe realizou testes de direcionamento de mísseis, modelagem de voo, coordenação de aeronaves e transmissão de comandos como parte do teste.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS