• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

A Colômbia de olho nos drones da Baykar

5 de janeiro de 2026
A Colômbia de olho nos drones da Baykar. Bayraktar TB3. Foto: Baykar Co.
A Colômbia de olho nos drones da Baykar. Bayraktar TB3. Foto: Baykar Co.

A Colômbia de olho nos drones da Baykar. A Colômbia planeja substituir seus drones israelenses Hermes 450 e Hermes 900 pelos UCAVs Bayraktar TB2 e TB3, respectivamente, fabricados pela empresa turca Baykar.

Hoje a FAC opera drones Elbit Hermes 450 e 900, como o da imagem. Foto: FAC.
Hoje a FAC opera drones Elbit Hermes 450 e 900, como o da imagem. Foto: FAC.

O jornal equatoriano El Universo noticiou que a Colômbia está considerando a aquisição de drones da Baykar Co.para substituir sua linha de drones israelenses da Família Hermes da Elbit. A Colômbia opera dois tipos de drones da Elbit. O drone tático Hermes 450 e o drone MALE Hermes 900. Os drones foram vendidos à Colômbia em conjunto, em um acordo assinado em 2012.

Uma das principais razões para a desativação da linha de UAVs da Hermes é provavelmente ao fato de serem versões desarmadas, operando na Fuerza Aerospacial Colombiana (FAC) apenas como plataformas de ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento). A FAC quer ter uma versão armada, principalmente, para combater os grupos de narcoguerrilheiros que operam no país.

Elbit Hermes 450 da FAC. Foto: FAC.
Elbit Hermes 450 da FAC. Foto: FAC.

A FAC está avaliando o Bayraktar TB2 e o Bayraktar TB3 como possíveis substitutos. Ambos oferecem uma ampla gama de opções de armamento, sendo legítimos UCAV (Unmanned Combat Aerial Vehicle [Veículo Aéreo de Combate Não Tripulado]).

No caso do Bayraktar TB2, as opções incluem munições planadoras (MAM-L, BOZOK, KAYI) e, mais recentemente, a munição de ataque rápido KEMANKEŞ 1, movida a turbojato. O Bayraktar TB3, de maior porte, pode transportar munições mais pesadas, além do arsenal do TB2, como o míssil aerobalístico UAV-122 e a munição planadora MAM-T, que tem maior alcance e poder de impacto superior ao MAM-L.

Bayraktar TB2. Foto: Baykar Co.
Bayraktar TB2. Foto: Baykar Co.

O Bayraktar TB2, provavelmente considerado o substituto do Hermes 450 devido às suas características similares. Ele também pode proporcionar melhorias em missões ISR graças às recentes integrações do sistema EO/IR ASELFLIR 500 e do radar AESA Osprey da Leonardo. Por outro lado, o Bayraktar TB3, capaz de usar sensores semelhantes (incluindo o ASELFLIR 500), tem a vantagem adicional das capacidades STOL demonstradas no LHD TCG Anadolu (L400) da Marinha Turca.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login