• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

CH-53K King Stallion do USMC entra em produção de larga escala

8 de janeiro de 2026
CH-53K King Stallion do USMC entra em produção de larga escala. FAL do Sikorsky CH-53K Super Stallion. Foto: Sikorsky.
CH-53K King Stallion do USMC entra em produção de larga escala. FAL do Sikorsky CH-53K Super Stallion. Foto: Sikorsky.

CH-53K King Stallion do USMC entra em produção de larga escala. O US Marine Corps (USMC) garantiu financiamento para 12 helicópteros de transporte pesado CH-53K King Stallion no ano fiscal de 2026, como parte do orçamento do Departamento de Guerra divulgado em 29 de dezembro de 2025. O investimento garante uma produção sustentada em larga escala.

Essa transição é respaldada por um plano de aquisição plurianual que envolve o Departamento de Defesa, a US Navy e a fabricante Sikorsky, para estabilizar a produção e reduzir os custos de aquisição a longo prazo. O USMC já emprega 20 unidades do CH-53K, que estão substituindo os CH-53E.

O CH-53K é atualmente o helicóptero de carga pesada mais potente da história militar dos EUA, com capacidade de carga externa de até 16.000 kg utilizando seu gancho de carga central. Ele foi projetado para transportar uma carga útil de 12.900 kg a uma distância de 177 km (110 milhas náuticas) em condições de alta temperatura e altitude, atendendo assim aos requisitos de carga mais exigentes do Corpo de Fuzileiros Navais. Equipado com três motores turboeixo GE Aerospace T408-GE-400, que geram mais de 22.500 hp (potência total no eixo), a aeronave oferece um aumento substancial na capacidade de carga e de missão em comparação com o antigo CH-53E Super Stallion.

CH-53K Super Stallion dos Marines. Foto: USMC.
CH-53K Super Stallion dos Marines. Foto: USMC.

Os planos de financiamento para o ano fiscal de 2026 incluem tanto recursos para a aquisição de novas aeronaves quanto alocações antecipadas para a aquisição de componentes de longa duração para futuras produções. Essa abordagem está alinhada com o objetivo da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais de estabelecer um ritmo de produção plurianual previsível, apoiando a estabilidade dos fornecedores, a retenção de mão de obra e aprimorando a resiliência logística em toda a base industrial.

A missão principal do CH-53K continua sendo o transporte de equipamentos pesados ​​de navio para terra, incluindo Veículos Táticos Leves Conjuntos (JLTV — Joint Light Tactical Vehicle), sistemas de artilharia e outros recursos logísticos expedicionários essenciais para as Forças-Tarefa Aeroterrestres de Fuzileiros Navais (MAGTFs) desdobradas na área.

À medida que o USMC continua a implementar conceitos de projeto de força distribuída e expande seu foco operacional no Indo-Pacífico e em outros teatros de operações marítimas, o CH-53K se posiciona cada vez mais como um elemento central de sua arquitetura de mobilidade tática. O ano fiscal de 2026 representa uma fase significativa nessa transição, visto que os níveis de aquisição permanecem estáveis ​​e a presença da aeronave se expande pelos esquadrões operacionais e unidades de treinamento.

Embora o programa tenha enfrentado vários estouros de orçamento, pressões de cronograma e desafios de amadurecimento técnico nos estágios iniciais de seu ciclo de vida, o CH-53K entrou em um período de produção mais estável e crescente confiança operacional. A continuidade da adoção de uma estrutura de aquisição plurianual reflete tanto uma maior maturidade industrial quanto a avaliação do Pentágono sobre a relevância a longo prazo da plataforma para operações anfíbias e expedicionárias.

A estratégia para o CH-53K no ano fiscal de 2026 reforça o compromisso contínuo do USMC em recapitalizar suas capacidades de aviação de carga pesada, ao mesmo tempo que reforça o investimento a longo prazo em capacidades de asas rotativas de alto desempenho, adaptadas às demandas operacionais em constante evolução.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login