

Colômbia já tem dez T-6C+ Texan II. A Força Aérea Colombiana (FAC) recentemente recebeu o seu décimo avião de treinamento avançado Beechcraft T-6C+ Texan II, se aproximando das doze unidades inicialmente previstas.
Os Texan II substituíram os antigos Cessna T-37 Tweet na Escola Militar de Aviação “Marco Fidel Suárez”, subordinada ao Comando de Combate Aéreo nº 1, na Base Aérea de Palanquero, de Cundinamarca.
Os T-6C+ são responsáveis pela etapa de treinamento avançada dos alunos-pilotos militares oriundos da fase de instrução básica realizadas nos treinadores Cessna 172 “Skyhawk” e T-90 “Calima”‘ (Lancair Legacy FG).
Equipado com um motor Pratt & Whitney PT6A-68 de 1.100 HP, o Beechcraft T-6C+ Texan II tem velocidade máxima de 292 nós, teto de serviço de até 31.000 pés e alcance aproximado de 1.600 quilômetros. Possui um avançado glass cockpit com três telas LCD multifuncionais, comandos de voo no joystick (HOTAS) e assentos ejetáveis Martin-Baker MkUS16LA 0/0. Também possui sistema de gerenciamento de voo duplo (FMS), Head-up display (HUD), iluminação interna adaptada para uso de Óculos de Visão Noturna, entre outros sistemas de última geração.
O projeto T-6C+ Texan II da FAC faz parte de uma estratégia de longo prazo que prevê a expansão da frota para pelo menos doze unidades, com o objetivo de atender à crescente demanda por treinamento interno e, futuramente, para nações aliadas com um possível aumento da frota.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO