

MIM-104 Patriot para a Espanha. A Raytheon vai fornecer quatro sistemas de defesa antiaérea MIM −104 Patriot a Espanha pelo valor de US$ 1,7 bilhão.
O contrato abrange uma configuração completa do sistema Patriot, incluindo radares, lançadores, estações de comando e controle e equipamentos de treinamento. O pacote visa modernizar a arquitetura de defesa aérea e antimíssil da Espanha e integrá-la mais estreitamente aos sistemas aliados em toda a Europa.
Em comunicado, Pete Bata, vice-presidente sênior da Global Patriot na Raytheon, afirmou: “A modernização da defesa aérea e antimíssil é vital para a segurança e a soberania da Espanha. A colaboração da Raytheon com o governo espanhol e a indústria local ajudará a garantir a preparação contra ameaças emergentes”.
O sistema Patriot, fabricado pela Raytheon, foi projetado para neutralizar uma ampla gama de ameaças aéreas, incluindo mísseis de cruzeiro de longo alcance, mísseis balísticos táticos e outros alvos aéreos. A empresa afirma que o Patriot continua sendo o único sistema de defesa aérea e antimíssil terrestre comprovado em combate com essa ampla capacidade.
A aquisição pela Espanha também reflete uma tendência europeia mais ampla. O contrato surge num momento em que a Alemanha, Holanda e a Romênia encomendaram sistemas Patriot, indicando uma procura contínua da OTAN por capacidades defensivas aérea e antimíssil de alta tecnologia.
Conforme a Raytheon, o sistema Patriot constitui a espinha dorsal da defesa aérea de 19 países e é amplamente utilizado pela OTAN e nações parceiras. As atualizações contínuas do sistema concentram-se na melhoria do desempenho do radar, aprimoramentos de software e integração com as redes de comando aliadas para lidar com os perfis de ameaça em constante evolução.
O Exército Espanhol (Ejértico de Tierra) opera atualmente unidades de mísseis MIM-104 Patriot, apoiadas por outros sistemas como o NASAMS (National/Norwegian Advanced Surface to Air Missile System) e baterias Raytheon MIM-23 HAWK tradicionais, formando uma rede de defesa aérea em camadas, projetada para neutralizar ameaças de múltiplos alcances.
Conforme os dados de defesa disponíveis, a Espanha mantém três baterias Patriot em serviço ativo no 73º Regimento de Artilharia Antiaérea, e opera aproximadamente 18 lançadores Patriot M901. Há planos em andamento para integrar interceptores mais modernos, incluindo o PAC-3 MSE, para aprimorar o desempenho da defesa antimíssil balístico.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS