

Vídeos – drones ucranianos destroem MiG-29, Su-24 e outros alvos russos na Crimeia. O serviço de inteligência da Ucrânia realizou recentes ataques noturnos contra a aviação militar russa na Crimeia ocupada, tendo como alvos aeronaves, radares, entre outras instalações e equipamentos.
Em comunicado, a Inteligência Ucraniana (GUR) relatou que o Su-24 foi destruído em solo, em local e data não divulgados. Por sua vez, o portal de defesa ucraniano Militarnyi, noticiou que um drone das forças especiais “Prymary” (“Fantasmas”) da Ucrânia, destruíram um MiG-29 russo no aeródromo de Kacha, perto de Sebastopol.
“Os especialistas da unidade especial Prymary continuam seu processo metódico de desmilitarização da península [ da Crimeia ] temporariamente ocupada”, confirmou o comunicado da Inteligência Ucraniana, subordinada ao Ministério da Defesa.
O MiG-29 foi destruído no pátio do aeroporto de Kacha, em uma missão noturna do Prymary, que na mesma noite destruiu o complexo de radares de Irtysh, próximo a Simferopol, além de equipamentos utilizados pela defesa aérea e controle de voo dos russos.
“Unidades especiais do GUR continuam a enfraquecer sistematicamente o sistema de defesa aérea dos ocupantes sobre a península temporariamente ocupada, destruindo radares, sistemas antiaéreos e, agora, aeronaves de combate”, informou o Militarnyi.
Conforme o comunicado da GUR, na operação que destruiu o Su-24 e o drone Orion, os ataques ucranianos contra alvos russos na Crimeia também destruíram ou danificaram uma cúpula de radar, uma estação radar 39N6 Kasta-2E2, dois radares Podlet 48Ya6-K1, um trem cargueiro e um veículo militar do tipo Ural.
A declaração do GUR enfatizou que esses ataques fazem parte de uma campanha contínua para enfraquecer a cobertura e a vigilância da defesa aérea russa na região ocupada. Em 2025, a Ucrânia passou a depender cada vez mais de drones de ataque de longo alcance para penetrar as defesas russas na Crimeia e atingir alvos militares de alto valor.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO