

Northrop Grumman apresentou o Projeto Talon seu novo CCA. A Northrop Grumman apresentou o Projeto Talon, uma nova aeronave não tripulada de combate colaborativo (CCA) semiautônoma, projetada para operar ao lado de aeronaves de tripuladas no conceito loyal wingman (ala leal).
A apresentação foi realizada em 03 de dezembro, no Mojave Air and Space Port, onde está a sede da Scaled Composites, uma empresa focada em desenvolver aeronaves de testes exclusivas ou protótipos únicos em tempos curtos. Da concepção à construção do protótipo se passaram apenas 15 meses.
Desenvolvido por especialistas de ambas empresas, o Projeto Talon é uma nova tentativa da Northrop Grumman para entrar competitivo mercado de CCAs, depois de perder a competição da USAF no ano passado, cuja vencedora foi a Andruil.
“O Talon é significativamente diferente do projeto anterior. A ideia foi construir uma aeronave com as mesmas capacidades da nossa oferta original. O que buscávamos era o alinhar o processo de como projetar aeronaves de alto desempenho que possam ser construídas rapidamente e a um custo acessível”, disse Tom Jones, vice-presidente da divisão de aeronáutica da Northrop Grumman.
Sem detalhar as especificações do projeto, o Executivo afirmou que o Talon alcançou o objetivo proposto. Jones disse apenas que a nova aeronave é cerca de 450 kg mais leve do que o projeto “Incremento 1” (que perdeu a concorrência da USAF), utiliza 50% menos componentes e pode ser construído 30% mais rápido. “Ele seria uma proposta melhor”, disse Jones, se referindo à concorrência perdida.
“Todo o conceito por trás do CCA gira em torno da produção em massa e valor acessível, o que significa que você precisa manter o custo baixo. Em uma guerra de atrito, aeronaves são perdidas, então elas precisam ser acessíveis e repostas rapidamente”, disse Jones.
As forças armadas dos Estados Unidos e parceiros internacionais demonstraram interesse no drone CCA do Projeto Talon, afirmou Jones, confirmando que alguns potenciais clientes já foram até Mojave para conhecer a aeronave, que tem seu voo inaugural previsto para daqui a cerca de nove meses.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO