

CIAAR forma maior turma de Oficiais Especialistas da Aeronáutica. A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou ontem (04), a Cerimônia Militar de Conclusão do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF 2025) — Turma PETRUS, no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG). A solenidade reuniu familiares, instrutores e autoridades militares, marcando o encerramento do período de formação dos novos Oficiais.
O EAOF 2025 também se destacou pelo aumento do número de vagas em relação aos anos anteriores, reforçando a ampliação da capacidade de atendimento das Organizações Militares da FAB. Ao todo, 233 novos Oficiais foram formados, consolidando a maior turma da história do Estágio e permitindo que mais Graduados fossem selecionados para ascender ao Oficialato. A expansão contribui para fortalecer a distribuição de profissionais qualificados em todo o País.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que foi recebido pelo Comandante interino do CIAAR, Coronel Aviador Jorge Marcelo Martins da Silva, e contou com a presença do Alto-Comando da Aeronáutica e de representantes de Organizações Militares subordinadas.

Na abertura do ato, o Comandante da Aeronáutica procedeu à nomeação dos presentes ao posto de Tenente, seguida da entrega da espada — símbolo do Oficialato — aos formandos. Em seguida, os novos oficiais prestaram compromisso perante a Bandeira Nacional e desfilaram em continência ao Oficial-General.
O Comandante destacou o trabalho contínuo de ampliação do acesso ao Oficialato e o compromisso da Instituição com a valorização dos seus militares. “Minha satisfação reside no fato de ter acompanhado, desde o início, todo o processo de construção e de busca de alternativas que ampliassem o acesso ao Oficialato pelos integrantes de nosso quadro de Suboficiais e Sargentos. Um esforço que se materializa agora diante de todos nós, nesta bela cerimônia, refletindo a valorização dos nossos militares, o mérito de cada um dos formandos e o avanço da nossa Instituição, que se mantém atenta à evolução dos tempos”, afirmou.
A primeira colocada da Turma PETRUS, Tenente Especialista em Serviços Hospitalares Camila Vieira Negrão dos Santos, recebeu da autoridade a espada, bem como a Medalha Eduardo Gomes — Aplicação e Estudo, concedida em reconhecimento ao desempenho intelectual no curso. A honraria foi entregue pelo Paraninfo da turma, Tenente-Brigadeiro Damasceno.

A agraciada ressaltou as motivações pessoais, as exigências do curso e a qualidade do ensino no CIAAR. “O desafio começou lá atrás, quando eu vislumbrei a possibilidade de alavancar a carreira e de chegar ao Oficialato. Associar trabalho e vida familiar exigia muita dedicação, mas a vontade de me tornar Oficial era muito grande, então superei esses desafios e segui em frente. O curso é muito desafiador e a qualidade do CIAAR e dos instrutores é excelente”, afirmou a Tenente.
Os novos Oficiais formados pertencem a diversas especialidades do Quadro de Oficiais Especialistas da Aeronáutica, entre elas Aeronaves e Armamento (ARM), Bombeiro da Aeronáutica (BBA), Comunicações (COM), Controle de Tráfego Aéreo (CTA), Fotografia (FOT), Guarda e Segurança (GDS), Meteorologia (MET), Música (MUS), Serviço de Informação Aeronáutica (SIA), Serviços Administrativos (SVA), Serviços de Informática (SVI), Serviços de Engenharia (SVE), Serviços Hospitalares (SVH), Serviços de Manutenção (SVM) e Suprimento Técnico (SUP).
O sonho de um casal

O Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF 2025) começou em 01/09, reunindo 233 alunos de diversas Organizações Militares do País. Entre eles estava o casal Soraya Gonçalves Cabral e Adriano Bertoncello, casados desde 2011 e pais de duas meninas. Ambos decidiram encarar juntos o desafio de se tornarem Oficiais da Força Aérea Brasileira. Antes mesmo da prova, surgiram dúvidas sobre quem cuidaria das filhas e como seriam as designações após o curso. Ainda assim, seguiram motivados pelo mesmo objetivo.
Aprovados, contaram com o apoio da família, deixaram as filhas com os avós e iniciaram o EAOF com foco total. Durante o curso, enfrentaram treinamentos intensos e atividades teóricas, alcançando a pontuação necessária para servirem juntos, na mesma localidade, como Oficiais da FAB.
Os formandos descreveram o amadurecimento da decisão do casal e a evolução profissional proporcionada pelo Estágio. “A gente foi amadurecendo a ideia para alcançar nosso objetivo profissional. Aprendi muito aqui e me tornei uma profissional mais capaz. Tenho certeza de que contribuirei muito para a Força”, afirmou a Tenente Soraya. “Nosso maior desafio foi voltar a estudar e conciliar tudo com as crianças. Façam o EAOF. É uma experiência que fortalece e amplia nosso olhar profissional”, completou o Tenente Bertoncello.

O casal, que se conheceu na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) em 2004, reencontrou-se anos depois e construiu uma família. Agora, em 04/12, realizaram mais um sonho.
Os novos Oficiais encerram sua jornada levando consigo valores, experiências e a missão de liderar com honra. A partir de agora, cada um segue para sua Organização Militar, pronto para servir ao Brasil.
Fonte: FAB
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO