

Austrália avalia transferir para Ucrânia seus helicópteros ARH Tiger. O governo australiano está analisando um pedido da Ucrânia para a transferência dos seus helicópteros de ataque Eurocopter Tiger, que estão sendo aposentados.
Segundo reportagem da ABC News Australia, a possível transferência dos 22 helicópteros de reconhecimento armado (ARH) Tiger, em processo de desativação pelo Comando de Aviação do Exército Real Australiano, ocorre no momento em que o governo finaliza um pacote adicional de apoio militar para a Ucrânia.
Recebidos em 2004, os helicópteros ARH Tiger estão sendo gradualmente substituídos por 29 Boeing AH-64E Apache, os quais duas unidades já foram recebidas pelo Exército Australiano. As entregas dos novos Apache E serão concluídas até 2029, com os envelhecidos ARH Tiger sendo desativados até 2028, embora autoridades de defesa indiquem que esse cronograma pode ser antecipado.
O assunto da transferência dos Tiger vem na sequência do escandaloso processo de 2024, quando as Forças de Defesa Australianas desmantelaram e enterraram os seus helicópteros MRH-90 Taipan, apesar do interesse de Kiev nessas aeronaves. Essa medida gerou enormes críticas da comunidade australiana na época.
Embora nenhuma decisão formal tenha sido tomada, fontes familiarizadas com o assunto disseram à rede ABC Austrália que, se a entrega dos helicópteros Tiger for aprovada, a medida será tratada como uma ação separada do pacote financeiro de ajuda à Ucrânia, que será anunciado em breve.
A Austrália não fornece novos equipamentos militares à Ucrânia desde outubro de 2024, quando se comprometeu a enviar 49 tanques M1A1 Abrams de fabricação americana. Esse carros de combate faziam parte de um acordo anterior, avaliado em bilhões de dólares, destinado a aprimorar as capacidades blindadas do Exército Ucraniano.
O valor total do apoio militar e humanitário australiano à Ucrânia atingiu aproximadamente US$ 1,5 bilhão desde o início da guerra em fevereiro de 2022. Autoridades ucranianas e aliados ocidentais continuam a solicitar apoio adicional em defesa, em meio aos ataques russos em curso.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO