

FAB forma 107 novos pilotos de combate no PESOP 2025. A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou na Base Aérea de Natal (BANT) o encerramento do Programa de Especialização Operacional (PESOP) 2025. Concluíram o curso 107 novos pilotos de combate, que agora seguem para os Esquadrões Aéreos do Comando de Preparo (COMPREP).
A programação realizada entre os dias 01 e 02/12, contou com diversos eventos, entre eles premiações, culto ecumênico, solenidade militar e a primeira apresentação do Concerto das Aviações.

A cerimônia militar de encerramento foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica e demais autoridades civis e militares. Em meio ao aconteceu o desfile aéreo com aeronaves A-29 Super Tucano, C-95 Bandeirante, H-50 Esquilo e H-125.
Realizado anualmente, o PESOP reúne instruções aéreas e terrestres nos Esquadrões sediados na BANT, com o propósito de capacitar o piloto militar para o desempenho das funções administrativas e operacionais inerentes aos primeiros postos da carreira.

“Agora, assistimos à conclusão deste ciclo com a convicção de que todos chegaram mais longe do que imaginavam, transformados pela instrução, pela rotina intensa e pela responsabilidade que o ambiente operacional impõe. A partir de agora, os senhores passam a ser integrantes ativos do sistema de preparo; responsáveis por aplicar o conhecimento adquirido em prol das missões da Força Aérea Brasileira”, destacou o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto.
Durante a solenidade, foi realizada a entrega dos Prêmios Instrutor e Estagiário Padrão 2025, concedido aos militares que mais se destacaram ao longo do ano. Como Instrutor Padrão, foram agraciados os Capitães Aviadores Rogério Yan Sarkis Hanada, do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) – Esquadrão Gavião, André Freitas Freire, do Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV) – Esquadrão Joker e Denis Hespanhol, do Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV) – Esquadrão Rumba.

Quanto ao Estagiário Padrão, receberam a honraria os Tenentes Aviadores Yago Zacarias França, do 2º/5º GAV, João Pedro da Rocha Ladeira, do 1º/11º GAV e Wallace Barbosa Sobrinho, do 1º/5º GAV. Em seguida, aconteceu a entrega dos distintivos operacionais aos formandos, pelos instrutores do PESOP.
“Foi uma honra receber essa honraria, porque tanto os instrutores, quanto os demais estagiários depositaram em mim essa confiança e me sinto muito grato por isso. Foi um ano difícil, mas foi muito gratificante poder concluir com êxito e bom desempenho”, destacou o Tenente Aviador França.

Demais eventos que marcaram o PESOP
No dia anterior, foi realizado um culto ecumênico, conduzido pelo Capitão Capelão Alexsandro de Freitas Vieira, que compartilhou mensagens de reflexão e propósito para o momento de transição na carreira dos novos Aviadores.
Em seguida, aconteceu a entrega dos prêmios de destaque dos Cursos de Especialização Operacional (CEO), contemplando os primeiros colocados dos CEO de Asas Rotativas, Caça, Transporte e IVR, além das premiações concedidas por associações e instituições de apoio.

Outro ponto de destaque da programação, foi a estreia do Concerto das Aviações, um espetáculo que integrou música, vídeo e narrativas históricas, conduzindo o público presente a mergulhar na trajetória das aviações da FAB ao longo dos séculos XX e XXI.
A abertura homenageou Alberto Santos Dumont, seguida de atos dedicados à Aviação de Transporte, Patrulha, Asas Rotativas e Caça. Marcos históricos, como o voo inaugural do Correio Aéreo Nacional, o Batismo de Fogo da FAB em 1942, as missões de Busca e Salvamento e a tradicional Ópera do Danilo, que narra a saga do Tenente Danilo durante a participação do 1º Grupo de Aviação de Caça na Segunda Guerra Mundial, ganharam destaque no concerto.

Além disso, entre as atividades alusivas ao encerramento do PESOP, também ocorreram palestras, que abordaram aspectos históricos, técnicos e profissionais de cada área de atuação das Aviações, oferecendo aos estagiários a oportunidade de dialogar com pilotos de diferentes gerações.
Formação operacional
Realizado anualmente, o PESOP reúne instruções aéreas e terrestres nos Esquadrões sediados na BANT, com o propósito de capacitar o jovem piloto militar para o desempenho das funções administrativas e operacionais inerentes aos primeiros postos da carreira. Durante o curso, os estagiários são distribuídos entre as aviações de Asas Rotativas, Transporte, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) e Caça, seguindo padrões doutrinários e operacionais definidos pelo Comando de Preparo (COMPREP).

Como parte do Programa, os estagiários participaram do Exercício ESPECIALIZEX, realizado, neste ano, entre os dias 17 e 26/11, que incluiu planejamento de Missões Aéreas Compostas (COMAO) e instruções de Busca e Salvamento em Combate (CSAR), com atividades teóricas e práticas voltadas a evasão, progressão no terreno e resgate simulado.
O Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Breno Diogenes Gonçalves, destacou que a conclusão do PESOP reafirma o papel da BANT na formação operacional da FAB ao preparar pilotos conscientes de suas responsabilidades e alinhados aos valores das aviações de combate. “Quando preparamos pilotos operacionais, fortalecemos a própria missão. E nesse sentido, reafirmo que a BANT cumpriu, em mais um ano, sua vocação de formar, integrar e motivar os novos pilotos operacionais”, pontuou

Fonte: FAB
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO