

AERO Vodochoy entregou mais três L-39NG Skyfox para a Hungria. A empresa tcheca AERO Vodochody, recentemente entregou mais três L-39NG Skyfox para a Força Aérea da Hungria (HUNAF), aumentando para oito o número de aeronaves entregues de uma encomenda total de doze unidades.
Os Skyfox estão modernizando o treinamento avançado dos pilotos de caça húngaros, através dos seus avançados sistemas de instrução de voo e simulação de cenários táticos. Os primeiros L-39NG foram recebidos em maio deste ano na Base Aérea de Kecskemét, iniciando o programa de treinamento dos pilotos de Saab JAS 39 Gripen C/D da HUNAF.
Em abril de 2022 a Hungria anunciou o pedido de 12 L-39NG Skyfox, sendo oito na versão para treinamento e quatro de reconhecimento, além de simuladores, equipamentos de suporte e um programa abrangente de treinamento de pilotos e manutenção.

Aero L-39NG Skyfox
Lançado em outubro de 2018, o L-39NG (Next Generation) possui uma fuselagem mais leve que as versões anteriores do modelo. Ele é equipado com um motor Williams International FJ44-4M, que lhe confere uma velocidade máxima de 420 nós, teto de serviço de 38 mil pés, alcance de cerca de 1.400 milhas e quatro horas e meia de autonomia.
O L-39NG é baseado no conceito glass cockpit, equipado com modernos aviônicos, tela LCD ampla, além de um visor integrado montado no capacete. O avançado sistema de treinamento desenvolvido pela fabricante tcheca para a plataforma, inclui dispositivos baseados em Realidade Virtual e Inteligência Artificial.
Na versão configuração para missões de ataque leve, o L-39NG possui cinco hardpoints que podem receber uma variedade de mísseis ar-ar e ar-superfície, além de outros armamentos, sensores, bem como um gunpod.
A fabricante informa que o L-39NG tem custos operacionais semelhantes ao de um turboélice, com uma vida útil aproximada de até 15.000 horas de voo, ou seja, três vezes maior do modelo anterior L-39C Albatros.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO