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AERO Vodochoy entregou mais três L-39NG Skyfox para a Hungria

6 de dezembro de 2025
AERO Vodochoy entregou mais três L-39NG Skyfox para a Hungria. os novos L-39NG húngaros tem as matrículas 146, 147 e 148. Fotos: MD Hungria.
AERO Vodochoy entregou mais três L-39NG Skyfox para a Hungria. os novos L-39NG húngaros tem as matrículas 146, 147 e 148. Fotos: MD Hungria.

AERO Vodochoy entregou mais três L-39NG Skyfox para a Hungria. A empresa tcheca AERO Vodochody, recentemente entregou mais três L-39NG Skyfox para a Força Aérea da Hungria (HUNAF), aumentando para oito o número de aeronaves entregues de uma encomenda total de doze unidades.

Os Skyfox estão modernizando o treinamento avançado dos pilotos de caça húngaros, através dos seus avançados sistemas de instrução de voo e simulação de cenários táticos. Os primeiros L-39NG foram recebidos em maio deste ano na Base Aérea de Kecskemét, iniciando o programa de treinamento dos pilotos de Saab JAS 39 Gripen C/D da HUNAF.

Em abril de 2022 a Hungria anunciou o pedido de 12 L-39NG Skyfox, sendo oito na versão para treinamento e quatro de reconhecimento, além de simuladores, equipamentos de suporte e um programa abrangente de treinamento de pilotos e manutenção.

Os novos Skyfox foram recebidos em 19 de novembro de 2025. Foto: MD Hungria.
Os novos Skyfox foram recebidos em 19de novembro de 2025. Foto: MD Hungria.

Aero L-39NG Skyfox

Lançado em outubro de 2018, o L-39NG (Next Generation) possui uma fuselagem mais leve que as versões anteriores do modelo. Ele é equipado com um motor Williams International FJ44-4M, que lhe confere uma velocidade máxima de 420 nós, teto de serviço de 38 mil pés, alcance de cerca de 1.400 milhas e quatro horas e meia de autonomia.

O L-39NG é baseado no conceito glass cockpit, equipado com modernos aviônicos, tela LCD ampla, além de um visor integrado montado no capacete. O avançado sistema de treinamento desenvolvido pela fabricante tcheca para a plataforma, inclui dispositivos baseados em Realidade Virtual e Inteligência Artificial.

Na versão configuração para missões de ataque leve, o L-39NG possui cinco hardpoints que podem receber uma variedade de mísseis ar-ar e ar-superfície, além de outros armamentos, sensores, bem como um gunpod.

A fabricante informa que o L-39NG tem custos operacionais semelhantes ao de um turboélice, com uma vida útil aproximada de até 15.000 horas de voo, ou seja, três vezes maior do modelo anterior L-39C Albatros.

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