• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

A Boeing vai construir 96 helicópteros AH-64E Apache para a Polônia

5 de dezembro de 2025

Boeing will produce 96 AH-64E Apache helicopters for the Polish Armed Forces under a Foreign Military Sales contract awarded by the U.S. Army (Boeing image).

A Boeing vai construir 96 helicópteros AH-64E Apache para a Polônia. Foto Boeing.
A Boeing vai construir 96 helicópteros AH-64E Apache para a Polônia. Foto Boeing.

A Boeing vai construir 96 helicópteros AH-64E Apache para a Polônia. As entregas devem começar em 2028, fazendo da Polônia a 19ª operadora global do Apache, com a maior frota fora dos EUA.

Vale lembrar que este acordo já vinha sendo trabalhando ao longo de 2025 e em 13 de agosto de 2025, Governo da Polônia e a Boeing assinaram hoje, uma Carta de Aceitação de Oferta (LOA) para comprar até 96 ​​helicópteros de combate AH-64E Apache. Agora LOA se tornou uma encomenda firme.

A Boeing confirmou em 26 de novembro que produzirá helicópteros de ataque AH-64E Apache para clientes internacionais, incluindo 96 unidades para as Forças Armadas Polonesas, sob um contrato de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) concedido pelo Exército dos EUA, avaliado em quase US$ 4,7 bilhões. O pedido da Polônia representa o maior número de aeronaves Apache encomendadas fora dos Estados Unidos na história do programa.

Com as entregas previstas para começar em 2028, o Ministério da Defesa Nacional da Polônia (MND) já está treinando pilotos e pessoal de manutenção para operar o helicóptero de ataque. O MND atualmente aluga oito aeronaves do Exército dos EUA.

“Este importante acordo nos permite começar a construir uma das maiores e mais formidáveis ​​frotas de Apache que o mundo já viu”, disse Christina Upah, vice-presidente dos Programas de Helicópteros de Ataque da Boeing. “Trabalhando em estreita colaboração com as Forças Armadas Polonesas, estamos focados na execução disciplinada para aprimorar as capacidades defensivas da Polônia e atender à forte demanda pelo helicóptero de ataque mais avançado”.

Por meio de um acordo de compensação anunciado no ano passado entre a Boeing e o Ministério da Defesa Nacional da Polônia, a indústria local desempenhará um papel fundamental na manutenção e no suporte da frota de helicópteros Apache. A Boeing também criará programas de treinamento e auxiliará no desenvolvimento de um laboratório de materiais compósitos.

A Boeing celebrou recentemente o 50º aniversário do primeiro voo do Apache em sua fábrica de Mesa. O Apache modelo E atual evoluiu para se tornar a configuração mais comprovada e avançada, oferecendo letalidade, capacidade de sobrevivência, conectividade e interoperabilidade incomparáveis ​​no campo de batalha. Nos últimos meses, a Boeing entregou novos Apaches a clientes em todo o mundo, incluindo o Exército Australiano, o Exército Indiano e a Força Aérea Real Marroquina. A Polônia é o 19º operador global.

Atualmente, existem mais de 1.300 helicópteros Apache em operação em todo o mundo, com suporte de manutenção e treinamento fornecido pela Boeing Global Services.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login