

Acidente com BT-67 Basler argentino. O bimotor de transporte Basler BT-67 da empresa argentina Voyal, matrícula LV-VYL, ficou danificado ao sair da pista durante um pouso na tarde de hoje (1º/12), no Aeroporto de Río Grande, sul do país.
De acordo com as poucas informações disponíveis, o Basler BT-67 havia decolado do Aeroporto Internacional de Ushuaia para um voo curto com destino ao Aeroporto Internacional de Río Grande, distante cerca de 77 milhas náuticas (124 km) ao norte.

Por algum motivo, antes de aproximar para pouso, o BT-67 permaneceu voando em órbitas ao norte de Río Grande por cerca de 15 minutos. As imagens disponíveis nas redes sociais mostram o Basler parado na lateral gramada da pista, com um trem arrancado, os motores e a fuselagem danificados. Nenhum tripulante ficou ferido no acidente.

Fabricado em 1944, originalmente como um Douglas C-47A Skytrain (número de série 12438), este avião voou na Royal Air Force (RAF) e na Força Aérea Real Canadense (RCAF). Depois do serviço militar, ele foi operado por várias companhias aéreas civis antes de ser convertido pela empresa Basler Turbo Conversions. O processo de modernização inclui reforço estrutural da fuselagem, a instalação de modernos motores turboélices Pratt & Whitney Canada PT6A-67R e aviônicos de última geração.
O LV-VYL chegou na Argentina em agosto deste ano. Sua operação é fruto de um acordo entre o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, a Força Aérea Argentina e o grupo empresarial Mirgor.

Operando sob a marca da empresa Voyal, pertencente ao grupo Mirgor, o Basler ficaria sediado na Base Aérea Naval de Río Grande, na Terra do Fogo. De acordo com a empresa, nas próximas semanas deveria realizar voos de transporte logístico para as bases antárticas argentinas de Marambio, Petrel e Belgrano II, transportando pessoas, mantimentos, víveres e equipamentos.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO