

Aviação Naval Uruguaia Poderá Auxiliar o Paraguai na Gestão dos Bell 412 Doados pelo Brasil. O componente aéreo da Marinha Nacional Uruguaia, manifestou interesse em colaborar com o Paraguai na implementação dos Bell 412 que receberá do Brasil, após a aprovação da transferência pela Câmara dos Deputados em Brasília.
Esses helicópteros foram fabricados em 1982, sendo adquiridos pelo Departamento de Polícia Federal do Brasil em 2000. Hoje estão fora de serviço, desativados desde abril de 2011. Para retornar a ativa, requerem inspeção, prontidão de voo e monitoramento durante sua integração à Força Aérea Paraguaia, independentemente da unidade que os receber.
A Aviação Naval Uruguaia manifestou sua disposição em auxiliar o Paraguai com este modelo, que utiliza em sua versão italiana desde 2020. A Armada Uruguaya está prestes a receber seu terceiro Leonardo AB 412 (o futuro A/043, um modelo CC da Guardia di Finanza Air Service italiana, fabricado em 2000), e também recebeu a aprovação para a doação brasileira de dois Bell 206 Jet Ranger, que voavam na Marinha do Brasil (IH-6B).
O Paraguai já avançou por diversas etapas de manutenção dos Bell 412, incluindo uma revisão quinquenal (já concluída, e o helicóptero está em operação regular), além de inspeções periódicas, programadas ou anuais. Somente as Unidades Automáticas de Controle de Combustível, algumas caixas de engrenagens e as turbinas P&W PT-6/T-6 necessitam de manutenção, visto que esses componentes não são mantidos nem na Argentina, nem no Uruguai.
Portanto, pessoal paraguaio poderia ser convidado a compartilhar treinamento teórico e horas de manutenção com técnicos navais uruguaios na Base Aérea Naval nº 2 C/C Carlos Curbelo. Isso não prejudica nenhuma colaboração que a Força Aérea Argentina, que opera seis helicópteros Bell 412EP (utilizados principalmente para missões de ligação ou transporte VIP), possa oferecer ao Paraguai.
Texto: Javier Bonilla.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS