

Helicóptero de ataque não tripulado chinês para operações em altas altitudes. A China apresentou mais detalhes do “Meyu Arrow”, seu helicóptero de ataque não tripulado de alta altitude e confirmou que a aeronave recentemente realizou inéditos disparos de mísseis reais em altitude superior a 4.000 metros.
De acordo com recente reportagem da mídia estatal CCTV, o “Meyu Arrow” foi desenvolvido pela empresa Tengden Technology, sediada em Sichuan, com o objetivo de operar em ambientes extremos e de ar rarefeito.
“O disparo-teste realizado em uma área acima de 4.000 metros envolveu dois mísseis reais, um para alvos móveis e outro para alvos fixos. O próximo passo será um teste a mais de 6.000 metros de altitude, utilizando comunicação via satélite para controle além da linha de visão”, informou um funcionário da Tengden ouvido na reportagem da CCTV.

Conforme as informações divulgadas pela Tengden, o “Meyu Arrow” tem 7,87 metros de comprimento, um rotor de 6,4 metros de diamâmetro, autonomia de até oito horas de voo, alcance de 900 quilômetros e um teto operacional de 7.000 metros.
A Tengen disse que nos testes realizados no final de 2021, o Meyu Arrow atingiu velocidades de 135 km/h a 6.500 metros de altitude, chegando a 178 km/h a 4.500 metros, mantendo a potência de reserva. Com esses parâmetros a empresa afirma que o drone pode manter o controle em condições de ventos fortes e ar rarefeito.
O “Meyu Arrow” poderá atuar em missões de reconhecimento e ataque, escolta armada e direcionamento de precisão em regiões montanhosas onde drones de asa fixa podem enfrentar limitações operacionais. Sua capacidade de decolagem vertical permite operar a partir de zonas de pouso restritas, plataformas temporárias ou posições elevadas inacessíveis para aeronaves tripuladas.
Este tipo de aeronave de ataque em alta altitude são valiosas para regiões montanhosas disputadas como a fronteira com a Índia.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO