

Áustria confirma a compra de doze Leonardo M346FA. A Áustria assinou um contrato com a fabricante italiana Leonardo, para a aquisição de doze jatos multifuncionais de treinamento avançado e ataque leve M346FA, pelo valor de 1,5 bilhão de Euros.
O acordo inclui além das doze aeronaves, armamentos, manutenção, treinamento e equipamentos associados. Com entrega prevista para 2028, os M346FA da Força Aérea Austríaca, ou Österreichische Luftstreitkräfte, ficarão baseados na Base Aérea de Hörsching, nos arredores de Linz. O novo avião substitui os antigos Saab 105OË, aposentados em 2020.
“A compra de doze aeronaves Leonardo M-346-FA está concluída”, anunciaram com satisfação a Ministra da Defesa, Klaudia Tanner, e o Ministro da Economia, Wolfgang Hattmannsdorfer. “Este acordo entre governos traz maior segurança e valiosa cooperação industrial para a Áustria”.
O acordo entre governos (G2G) ainda inclui projetos de cooperação industrial no valor de 400 milhões de Euros, abrangendo tecnologia aeroespacial, indústria de fornecedores, digitalização e pesquisa relacionada à segurança.
A ministra da Defesa austríaca descreveu a aquisição como um componente fundamental do plano de recuperação 2032+. “Implementamos o que anunciamos”, disse Tanner, enfatizando que os jatos Leonardo fortalecem significativamente a defesa aérea nacional.
A aquisição não só apoia a neutralidade nacional e a proteção pública, como os jatos bipostos também servem como aeronaves de treinamento avançado, um ponto crítico na decisão de compra. Eles representam uma parte essencial do plano de desenvolvimento 2032+, que continuará a ser implementado “passo a passo com a consistência necessária”, afirmou Tanner.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO