

Esquadrão Guará recebe o primeiro C-97M Brasília modernizado da FAB. O Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) “Esquadrão Guará” da Força Aérea Brasileira (FAB), recebeu oficialmente na quinta-feira (28), o primeiro C-97M Brasília modernizado.
Uma cerimônia de apresentação do C-97M reuniu Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica e militares na Base Aérea de Brasília. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, presidiu a solenidade, que ressaltou a importância histórica do C-97 para a FAB, celebrando o processo de modernização.

Agora designado como C-97M (modernizada), o FAB 2018 passou pelo processo de atualização de aviônicos realizada na sede da empresa Worldwide Aircraft, nos Estados Unidos, com o acompanhamento de militares especialistas do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS) da FAB.
O novo pacote de aviônicos proporciona navegação mais precisa, maior confiabilidade e integração com outros sistemas avançados. A iniciativa faz parte da internalização dos processos de modernização que reforçam o compromisso contínuo da FAB com a manutenção de elevados padrões de segurança e desempenho na aviação.

“Uma aeronave que há décadas cumpre missões essenciais na Força Aérea Brasileira e com histórico marcado por operações de transporte, apoio humanitário e integração nacional, o C-97 amplia agora sua capacidade de atuação. A chegada do Força Aérea 2018, primeira unidade modernizada, inaugura um ciclo de internalização de conhecimento e fortalecimento da expertise técnica da FAB. Mais inteligente, eficiente e seguro, o Brasília segue pronto para continuar servindo ao país com excelência. Nosso time de militares do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa executaram e participaram de todas as etapas de modernização. A partir do ano que vem a modernização de mais dez aeronaves será feita dentro do Parque”, disse o O Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta.
Referência em modernização
A entrega marca mais um passo decisivo na consolidação do PAMA LS como centro de excelência em modernização de aeronaves. O momento simbólico do voo de verificação do sistema, realizado no dia 18 de novembro, representou a comprovação prática de meses de trabalho minucioso.

A equipe responsável pela execução no exterior conduziu modificações estruturais nos painéis e outros pontos da aeronave, executou a extensa substituição de cablagens, instalou os novos aviônicos e acompanhou a sequência completa de testes, verificações e ajustes finais.
“Ver essa aeronave decolando pela primeira vez, após esses meses de intenso trabalho, e receber a notícia de que tudo funcionou conforme o esperado, é uma satisfação enorme. A equipe foi impecável e realmente entregou uma aeronave pronta para cumprir a missão da nossa Força Aérea”, destacou o chefe da equipe, Capitão Aviador João César Leonel Ferreira.

O sentimento foi compartilhado também por aqueles que estiveram diariamente envolvidos na montagem e na integração dos novos sistemas embarcados. “Participar de um projeto dessa magnitude e ver o resultado se materializando diante dos nossos olhos é algo que nos motiva ainda mais. É gratificante saber que entregamos uma aeronave moderna, confiável e cheia de novas capacidades”, afirmou o Sargento Diego Carvalho de Sá.
Para o Diretor do PAMA LS, Coronel Aviador Claudomiro Feltran Junior, a entrega do FAB 2018 representa um marco não apenas para o projeto C-97M, mas para o próprio posicionamento institucional do Parque, que reafirma sua capacidade de conduzir e entregar programas complexos de modernização.
“A entrega do FAB 2018 reafirma a competência técnica e a maturidade do PAMA LS na condução de projetos de modernização de alta complexidade. O comprometimento do nosso efetivo ficou evidente em cada etapa, da concepção à entrega final. Este marco reforça a evolução contínua do Parque e sua importância estratégica para a Força Aérea Brasileira”, ressaltou o Diretor.

Após meses de intensos trabalhos pela equipe do PAMA, o resultado simboliza a continuidade de um ciclo de entregas bem sucedidas: o T-27M, já consolidado na frota de instrução da FAB; o primeiro lote de aeronaves T-25M, entregue recentemente; e agora o início das entregas do programa C-97M.
O Chefe da Divisão Técnica do PAMA, Coronel Aviador Anderson Guimarães da Cruz, ressaltou a experiência da organização militar nesse tipo de missão. “A entrega da primeira aeronave C-97 Brasilia modernizada representa um passo a mais na consolidação de capacidades do PAMALS, que já tem demonstrado domínio nos processos de manutenção e atualização de aeronaves de pequeno porte e, agora, avança rumo à melhoria de sistemas mais complexos”, disse.
Fonte: FAB
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO