• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
1

¡Vienen los F-16 argentinos, carajo!

28 de novembro de 2025
¡V¡Vienen los F-16 argentinos, carajo! - Foto: via MD Argentina.
¡V¡Vienen los F-16 argentinos, carajo! – Foto: via MD Argentina.

¡Vienen los F-16 argentinos, carajo! Dia histórico para a Força Aérea Argentina (FAA)! Seus primeiros supersônicos Lockheed Martin F-16A/B Fighting Falcon partiram hoje cedo da Dinamarca para a longa jornada até a América do Sul.

Uma escala na Base Aérea de Zaragoza dos primeiros seis F-16 argentinos em sua jornada da Dinamarca para a Argentina. Este, M-1007, era anteriormente o F-16 dinamarquês ET-199. Foto: Rodrigo Train.
Uma escala na Base Aérea de Zaragoza dos primeiros seis F-16 argentinos em sua jornada da Dinamarca para a Argentina. Este, M-1007, era anteriormente o F-16 dinamarquês ET-199. Foto: Rodrigo Train.
Esquadrilha Condor em Zaragoza. Foto: via MD Argentina.
Esquadrilha Condor em Zaragoza. Foto: via MD Argentina.

A Esquadrilha “Condor” é composta por seis caças, sendo dois F-16A monopostos (matrículas M-1009 e M-1020) e quatro F-16B bipostos (M-1004, M-1005, M-1007 e M-1008). Os caças estão sendo conduzidos por pilotos estrangeiros, especialmente contratados para o translado.

M-1008 taxiando em Skrydstrup, na Dinamarca. Foto: via MD Argentina.
M-1008 taxiando em Skrydstrup, na Dinamarca. Foto: via MD Argentina.

A primeira etapa do ferry flight aconteceu na manhã de hoje (28), quando as aeronaves decolaram da Base Aérea de Skrydstrup, na Dinamarca, com destino à Base Aérea de Zaragoza, na Espanha, primeira parada até seu destino final na Argentina.

F-16A M-1009 pousando em Zaragoza. Foto: JR LEZG.
F-16A M-1009 pousando em Zaragoza. Foto: JR LEZG.

Utilizando o indicativo de chamada “Condor 11” a “Condor 16”, os F-16 decolaram de Skrydstrup em duas formações separadas, com três aeronaves cada e intervalo de uma hora entre as partidas. Os caças estão sendo acompanhados pelo Boeing 737–700 (T-99), o KC-130H Hércules (TC-69) e um KC-135R Stratotanker da USAF.

F-16B M-1007 chagando em Zaragoza. Foto: Rodrigo Train via JetPhotos.
F-16B M-1007 chagando em Zaragoza. Foto: Rodrigo Train via JetPhotos.

A previsão é que após Zaragoza a Esquadrilha Condor siga até a Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, com uma parada intermediária, provavelmente, em Las Palmas. A travessia do Oceano Atlântico terá suporte de reabastecimento em voo do KC-135R da USAF. A previsão é que a chegada na Base Aérea de Río Cuarto, na Província de Córdoba, Argentina, aconteça antes do dia 05 de dezembro, data da apresentação oficial.

Três F-16 argentinos no peel-off em Zaragoza. Foto: Patrick van Stiphout via @CristobalS96775.
Três F-16 argentinos no peel-off em Zaragoza. Foto: Patrick van Stiphout via @CristobalS96775.

Após a chegada em Río Cuarto, os F-16A/B serão incorporados ao 6º Grupo de Caça da Força Aérea Argentina. Uma grande cerimônia de apresentação dos supersônicos está sendo preparada pela FAA.

Com os F-16 a FAA recupera sua capacidade de defesa aérea, perdida em 2005 com a aposentadoria dos últimos supersônicos Mirage III. Foto: MD Argentina.
Com os F-16 a FAA recupera sua capacidade de defesa aérea, perdida em 2005 com a aposentadoria dos últimos supersônicos Mirage III. Foto: MD Argentina.

Em abril de 2024, o governo argentino assinou a compra de 24 caças F-16AM/BM Bloco 15 da Força Aérea Real da Dinamarca (RDAF) pelo valor aproximado de US$ 338 milhões. O negócio envolve 16 caças F-16AM (monopostos), oito F-16BM (bipostos), uma célula de F-16 Bloco 10 não operacional para treinamento técnico (recebida em 2024), além de componentes sobressalentes, peças de reposição, ferramental, treinamento e equipamentos associados.

O cronograma de entrega dos F-16 para a Força Aérea Argentina:

  • 2025: dois F-16AM + quatro F-16BM
  • 2026: seis F-16AM
  • 2027: dois F-16AM + quatro F-16BM
  • 2028: seis F-16AM

Com os F-16AM/BM Fighting Falcon Bloco 15, a Força Aérea Argentina recupera a capacidade defensiva aérea supersônica, perdida em 2015 quando os últimos Dassault Mirage III foram aposentados após décadas de operações.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login