

Naval Group realiza cerimônia de entrega e lançamento do terceiro e quarto submarinos brasileiros da classe Scorpène. O Tonelero (S42), terceiro submarino brasileiro da classe Scorpène construído no Brasil com o apoio do Naval Group, foi entregue à Marinha do Brasil em 26 de novembro na base naval de Itaguaí.
No mesmo dia, o quarto submarino Scorpène, o Almirante Karam (S43), foi oficialmente lançado ao mar. Estes dois marcos importantes reforçam o avanço tecnológico da Marinha do Brasil e o fortalecimento de suas capacidades operacionais.

O primeiro submarino do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), o Riachuelo (S40), foi incorporado pela Marinha do Brasil em setembro de 2022. O segundo, o Humaitá (S41), seguiu em janeiro de 2024. Como parte de um amplo acordo de Transferência de Tecnologia, o Naval Group está apoiando a construção de quatro submarinos da classe Scorpène no estaleiro e base naval da Itaguaí Construções Navais (ICN).
“É uma honra contribuir para o fortalecimento da soberania marítima do Brasil. Mais do que entregar submarinos, nossa missão é construir, com o Brasil, um legado tecnológico e industrial de longo prazo. Nossa parceria com a Marinha do Brasil é um exemplo de cooperação estratégica entre nações que compartilham valores e objetivos comuns no cenário global”, afirma Pierre Éric Pommellet, Chairman e CEO do Naval Group.
A parceria estratégica entre a Marinha do Brasil e o Naval Group continua impulsionando a soberania nacional e o desenvolvimento tecnológico por meio do PROSUB.
O Naval Group contribuiu para o programa com transferência de tecnologia, fornecimento de equipamentos essenciais e assistência técnica à ICN. Além disso, equipes do estaleiro receberam treinamento em técnicas de construção de submarinos na França, em um amplo programa de capacitação para soldadores, caldeireiros, encanadores e eletricistas brasileiros. Essa transferência de conhecimento permite que a ICN domine todo o processo produtivo, desde a conformação das chapas metálicas até a integração e testes dos sistemas de bordo.
Paralelamente, o Naval Group qualificou diversos fornecedores locais, integrando-os à sua cadeia de suprimentos não somente para o PROSUB, mas também para futuras oportunidades de negócios. Essa abordagem permite que esses parceiros acessem novos mercados ao aproveitarem a expertise e a experiência adquiridas no programa.

Os submarinos Scorpène são submarinos convencionais projetados e especialmente adaptados pelo Naval Group para atender aos requisitos operacionais da Marinha do Brasil. Robusto e multipropósito, cobre todo o espectro de guerra submarina, incluindo guerra antissuperfície, guerra antissubmarino e operações especiais. Submarino oceânico capaz de operar tanto em águas profundas quanto rasas, o Scorpène se destaca por sua superioridade acústica, autonomia e poderosa capacidade de combate.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
Fonte:
@CAS