

Está no Brasil o primeiro C-97M Brasília da FAB modernizado nos EUA. Pousou no Brasil na tarde de hoje (25), o primeiro turboélice C-97M Brasília da Força Aérea Brasileira (FAB) modernizado nos Estados Unidos.
O C-97M (modernizado), matrícula FAB 2018, pousou hoje em Tabatinga (SBTT), no Amazonas, sua primeira parada no País. O voo de translado “BRS18” iniciou no domingo (23) em Springfield (KSFG), no Missouri/EUA, e passou por Fort Lauderdale (KFLL), na Flórida/EUA; Aguadilla (TJBQ), Porto Rico; e Cartagena (SKCG), na Colômbia.

A modernização do FAB 2018 foi realizada nas instalações da empresa americana Worldwide Aircraft Services Inc. (WASI), sediada em Springfield, no Missouri, onde chegou em junho passado. O processo envolve a atualização da cabine de comando para o padrão glass cockpit, com a instalação de novos aviônicos digitais.
O cronograma prevê que os três primeiros C-97 serão modernizados pela WASI nos EUA, com acompanhamento de militares especialistas do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS). A partir da quarta unidade, os trabalhos serão realizados diretamente no PAMA LS. O segundo C-97 à ser modernizado pela WASI, o FAB 2019, já seguiu para Springfield no início desta semana.

A modernização
O pacote aviônico a ser instalado inclui tecnologias de ponta em navegação, comunicação e vigilância, projetadas para ampliar a consciência situacional dos pilotos e otimizar operações críticas de missão.
A principal atualização será no sistema de navegação por satélite (GPS), com a instalação de PFDs (Primary Flight Display) e MFDs (Multi-Function Display) – telas integradas ao sistema de instrumentos eletrônicos de voo. O PFD exibe dados essenciais como altitude, velocidade e atitude da aeronave, enquanto o MFD apresenta informações de navegação, sistemas da aeronave e pode, inclusive, funcionar como backup para o PFD.

A modernização permitirá a operação da aeronave com ainda mais segurança, passando a realizar procedimentos RNP [Required Navigation Performance] com precisão. O RNP é um procedimento de navegação que permite que as aeronaves voem em trajetórias específicas e realizem pousos e decolagens com alta precisão, baseado em sistemas de navegação como GPS.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO