• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Ataque aéreo da IAF mata líder do Hezbollah no Líbano

25 de novembro de 2025
Ataque aéreo da IAF mata líder do Hezbollah no Líbano. Foto: IAF.
Ataque aéreo da IAF mata líder do Hezbollah no Líbano. Foto: IAF.

Ataque aéreo da IAF mata líder do Hezbollah no Líbano. O movimento de resistência libanês Hezbollah confirmou oficialmente a morte de seu comandante sênior, Haytham Ali Tabatabai, em um ataque aéreo israelense no subúrbio sul de Beirute, no domingo, 23/11.

O grupo terrorista divulgou um comunicado na noite de domingo anunciando o martírio do comandante Tabatabai e de outros quatro combatentes, classificando como “um ataque traiçoeiro de Israel”.

“Com orgulho e honra, o Hezbollah anuncia ao povo da resistência e ao nosso povo libanês o martírio do grande comandante jihadista Haitham Ali al-Tabtabai (Sayyed Abu Ali), que se tornou mártir em sacrifício pelo Líbano e seu povo após um ataque traiçoeiro de Israel a Haret Hreik, no subúrbio sul de Beirute”, disse o Hezbollah.

O ataque de caças F-16I israelenses contra apartamentos residenciais no subúrbio de Dahiyeh, ao sul de Beirute, no domingo, matou pelo menos cinco pessoas, incluindo o comandante Tabatabai, além de ferir outras 28. O ataque foi feito com armas guiadas com apoio de UAS (Drones).

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que o ataque, o primeiro em Beirute em meses, teve como alvo o chefe de staff do grupo libanês alinhado ao Irã. 

Os Estados Unidos impuseram sanções a Tabtabai em 2016, identificando-o como um líder chave do Hezbollah e oferecendo uma recompensa de até US$ 5 milhões por informações sobre ele.

Dois altos funcionários americanos comentaram sobre o ataque israelense. O primeiro funcionário disse que Israel não notificou os americanos com antecedência sobre o ataque. “Fomos informados imediatamente após o ataque ter sido realizado”. O segundo alto funcionário afirmou que “os EUA sabiam há vários dias que Israel planejava intensificar seus ataques no Líbano, mas não sabiam de antemão o momento, o local ou o alvo do ataque”.

Após o ataque, o presidente libanês Joseph Aoun solicitou à comunidade internacional que intervisse para interromper os ataques israelenses e evitar um agravamento ainda maior da situação de segurança. Israel tem realizado ataques quase diários no Líbano desde o cessar-fogo, visando o que afirma serem depósitos de armas do Hezbollah, esforços do grupo para se reconstituir e combatentes individuais. No entanto, ataques direcionados a altos oficiais, como Tabtabai, têm sido raros desde que o cessar-fogo entrou em vigor em novembro de 2024.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login