

Israel assina contrato importante para impulsionar a produção do Domo de Ferro. No âmbito do plano de aquisição ampliado, a Rafael Advanced Defense Systems Ltd. fabricará e entregará um novo lote de mísseis Tamir para o Domo de Ferro para o Ministério da Defesa e as Israel Defense Forces (IDF).
O contrato é financiado pelo pacote de ajuda dos EUA de US$ 8,7 bilhões aprovado pelo Congresso em abril de 2024, que destinou US$ 5,2 bilhões especificamente para a arquitetura de defesa aérea de Israel. Essa verba abrange o Domo de Ferro, o Sistema de Defesa Aérea David’s Sling e o programa de laser de alta energia, que está prestes a entrar em fase operacional.
O Tamir é uma variante terra-ar do míssil BVR Rafale Derby, usado no Brasil pelos F-5EM. A versão americana é o ShyHunter, fabricado pela Raytheon em cooperação coma Rafael. O IRON DOME, o sistema de defesa aérea mais implantado, interceptou mais de 5.000 foguetes com uma taxa de sucesso superior a 90%, salvando vidas desde 2011.
Autoridades afirmam que o acordo — fechando em novembro de 2025, visa reabastecer os estoques de interceptores e manter um alto nível de prontidão operacional após o uso intensivo do sistema em múltiplas frentes nos conflitos recentes.
A Força Aérea Israelense opera atualmente quatro batalhões do sistema Domo de Ferro em seu Sistema de Defesa Aérea, incluindo duas unidades restabelecidas durante a guerra para atender às necessidades ampliadas. A Marinha Israelense também utiliza uma variante marítima a bordo de suas corvetas da classe Sa’ar-6, fornecendo cobertura de defesa pontual para águas territoriais e ativos offshore.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS