• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Armada Uruguaia comprou o terceiro helicóptero Bell 412 da Itália

24 de novembro de 2025
Armada Uruguaia comprou o terceiro helicóptero Bell 412 da Itália. Foto do primeiro AB412 em voo de teste na Itália em 2020. Foto: MD Uruguaio.
Armada Uruguaia comprou o terceiro helicóptero Bell 412 da Itália. Foto do primeiro AB412 em voo de teste na Itália em 2020. Foto: MD Uruguaio.

Armada Uruguaia comprou o terceiro helicóptero Bell 412 da Itália. O Comando de Aviação Naval da Marinha Uruguaia receberá em breve o terceiro helicóptero Agusta Bell AB412HP, comprado da Guardia di Finanza Italiana.

O contrato foi assinado no dia 19 de novembro em uma cerimônia realizada no Ministério da Defesa Nacional, em Montevidéu. O evento contou com a presença da Ministra da Defesa do Uruguai, Sandra Lazo, de representantes da empresa italiana Leonardo Helicopters, além de outras autoridades militares e civis.

Autoridades reunidas no evento de assinatura do contrato em 19 de novembro. Foto: MD Uruguaio.
Autoridades reunidas no evento de assinatura do contrato em 19 de novembro. Foto: MD Uruguaio.

“Os helicópteros AB412HP são aeronaves especialmente equipadas para operações de busca e salvamento, mas também podem realizar uma ampla variedade de missões, incluindo o monitoramento de atividades marítimas, fluviais e lacustres”, informou em seu site o Ministério da Defesa Nacional.

O novo helicóptero irá se juntar aos outros dois Agusta Bell AB412HP da frota naval uruguaia, também adquiridos da Guardia di Finanza italiana. Esta padronização de modelo reduz os custos de manutenção, treinamento e logística.

Os dois primeiros AB412HP da Armada Uruguaia, matrículas 041 e 042. Foto: Armada.
Os dois primeiros AB412HP da Armada Uruguaia, matrículas 041 e 042. Foto: Armada.

Este helicóptero vem equipado com todos equipamentos necessários para missões de busca e salvamento. O radar Bendix RDR1500 original foi removido para a instalação de um equipamento padrão da Aviação Naval Uruguaia. Sua cabine é adaptada para a utilização de Óculos de Visão Noturna, essencial para missões humanitárias e de resgate.

Fabricado no ano 2000, este terceiro AB412HP foi muito pouco usado nesses mais de 25 anos. Com apenas 2.000 horas de voo acumuladas e duas turbinas com apenas 200 horas de uso cada, esta aeronave terá pelo menos mais duas décadas de operações à serviço da Armada Uruguaia.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login