

F-16AM Ucraniano armado com GBU-39 SDB. A cada dia que passa os F-16AM/BM da Força Aérea Ucraniana (UAF) se tornam mais essenciais na guerra contra a Rússia, que se arrasta por 34 meses.
Porém, ainda são raras imagens deles no teatro de operações. Recentemente, uma imagem de um dos F-16AM da UAF, publicada no X, chamou a atenção por estar configurado para uma missão de ataque ao solo, carregando oito bombas Boeing GBU-39B Small Diameter Bomb, quatro em cada pilone externo.
Pesando 130 kg, a GBU-39/B SDB é uma bomba planadora guiada de precisão, com diâmetro de cerca de 190 mm e comprimento de 1,8 metros. Ela consegue atingir alvos a uma distância de até 110 km graças às suas asas dobráveis que aumentam o alcance. A ponta de tungstênio permite que ela penetre em abrigos de concreto e o sistema de detonação fornece modos de detonação flexíveis. A navegação é realizada usando um sistema inercial e GPS.

Além disto, a aeronave estava configurada para autoproteção, com dois mísseis BVRAAM (Beyond-Visual-Range Air-to-Air Missile) AIM-120C AMRAAM (Advanced Medium-Range Air-to-Air Missile) e dois mísseis ar-ar AIM-9L para combates WVRAAM (Within-Visual-Range Air-to-Air Missile). No pilone do center line está um pod de EW AN/ALQ-211. A família de sistemas L3Harris ALQ-211 detecta, neutraliza, interrompe, degrada e evade ameaças letais, além de fornecer consciência situacional multiespectral (radiofrequência, infravermelho e laser).

Outra foto interessante publicada nas redes sociais das Forças Armadas a Ucrânia é de um F-16AM decolando em configuração de defesa Aérea com seis AIM-9L Sidewinder e três tanques externos de combustível.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS