

Kızılelma “abate” F-16C com míssil BVR Gökdoğan. Após o teste de voo acoplado com o TÜBİTAK-SAGE Gökdoğan, o caça não tripulado Bayraktar Kızılelma realizou um abate virtual de m F-16 após travar o radar MURAD 100-A e “disparar” o míssil BVR de fabricação turca.
O Gökdoğan’s possui uma alcance superior 65 km. O teste com o míssil ar-ar de longo alcance Gökdoğan, teve como objetivo testar o radar AESA MURAD 100-A. Ele travou no alvo em um F-16 como previsto e o disparo virtual resultou em um acerto preciso. Se fosse uma situação real, o F-16 certamente iria usar manobras evasivas, mas a chance de ser abatido seria real.
Neste contexto de um disparo simulado permite múltiplas simulações sem o uso de mísseis reais, para verificar se um míssil funciona conforme o esperado. Mas mais que isto, o Kızılelma + Gökdoğan coloca uma nova perspectiva para os combates BVRAAM futuros, que poderão ser travado por aeronaves de caça não tripuladas, que hoje, despontam como uma nítida evolução dos UCAV.
As verificações do trabalho de integração do Gökdoğan indicam que os testes de disparo reais com o Kızılelma, provavelmente começarão no final de 2025 ou início de 2026.
O Kızılelma também receberá o míssil Bozdogan (WVRAAM), uma versão mais sofisticada e rápida do míssil AIM-9 atualmente em uso na Força Aérea Turca (TuAF), como complemento ao Gökdoğan.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS