• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
1

Let 410NG apresentado para as Forças Armadas da Argentina

22 de novembro de 2025
Let 410NG apresentado para as Forças Armadas da Argentina. Fotos: Santiago Rivas/Pucará.

Let 410NG apresentado para as Forças Armadas da Argentina. Um Let 410NG (Next Generation), a mais recente versão do bimotor tcheco, esteve no Aeródromo Militar em Campo de Mayo do Exército Argentino, na grande Buenos Aires, para uma demonstração para as Forças Armadas e Forças de Segurança da Argentina.

Pertence à empresa chilena Aerocardal, representante para a América Latina do grupo tcheco Omnipol, proprietário da Let Aircraft Industries, o bimotor (matrícula CC-DLI), chegou na segunda-feira (17) ao Aeroporto de San Fernando, onde foi apresentado para diversas empresas regionais argentinas.

Posteriormente o Let 410 Next Generation (NG) voou para o Aeródromo Militar em Campo de Mayo, sede do Comando da Aviação do Exército Argentino, onde representantes do Exército, Armada (Marinha), Força Aérea, Prefeitura Naval e da Polícia Federal, aguardavam para conhecer a nova aeronave da Let Aircraft.

Foram destacados os pontos importantes do Let 410NG para funções militares e de segurança pública, incluindo pouso e decolagem curtos (STOL), operações em pistas não preparadas, grande autonomia, emprego em missões antárticas, vigilância costeira, missões especiais, com sensores instalados na aeronave, entre outras.

Militares argentinos conhecendo o Let 410NG. Fotos: Santiago Rivas/Pucará.
Militares argentinos conhecendo o Let 410NG. Fotos: Santiago Rivas/Pucará.

O novo Let 410 está equipado com um moderno cockpit digital com aviônicos Garmin G3000. O amplo espaço interno permite o transporte de passageiros e cargas, em missões de longa duração, especialmente quando são instalados tanques de combustível auxiliares e a autonomia chega até 11 horas de voo. A porta dupla permite acesso de pessoas (abertura simples) e cargas (abertura total).

A Força Aérea, o Exército e a Polícia Federal operam antigos DHC-6 Twin Otter, os quais poderiam ser substituídos pelos modernos Let 410NG, com maior capacidade e autonomia. A Prefeitura Naval considera o bimotor tcheco como uma opção para substituir seus envelhecidos CASA C212, que estão chegando ao fim de sua vida útil.

O baixo custo operacional – aproximadamente US$ 800,00/hora – é outra significativa vantagem para o Let 410NG, contra os mais de US$ 2.400/hora dos C212. Além disso, o programa de manutenção do bimotor tcheco exige menos inspeções, quando comparado à outras aeronaves da mesma classe.

A Let Aircraft tem a América Latina como um mercado potencial para o seu 410NG, que poderá servir como substituto de uma grande frota de antigas aeronaves regionais, incluindo o Embraer 110 Bandeirante, o DHC-6 Twin Otter, o Fairchild Metro, o CASA C212 entre outros.

Fonte: Pucará

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login