

Chegou em Anápolis o mais novo F-39E Gripen da FAB. O mais novo Saab F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na manhã desta quarta-feira (19), na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, onde fica a sede do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) “Esquadrão Jaguar”.

O primeiro voo do FAB 4111 no Brasil foi realizado pelo Major Aviador Thiago Henrique da Costa Camargo, do Instituto de Pesquisas e Ensaio de Voo da FAB (IPEV). Utilizando o indicativo de chamada “PROVA 122”, pertencente ao piloto do IPEV, o novo F-39E do GDA pousou em Anápolis às 10:27 (horário local).

O mais novo Gripen do GDA chegou ao porto de Navegantes na noite de 14/11, a bordo do navio MV Fortunagracht, que percorreu mais de 10 mil quilômetros desde Norrköping, na Suécia. Após o desembarque e o deslocamento terrestre até um hangar no aeroporto de Navegantes, o caça foi preparado e testado em solo para o primeiro voo realizado hoje.

A partir de agora, a Saab irá finalizar o processo de entrega oficial do 4111 para a FAB, o que deverá acontecer em alguns dias. Com isso, a frota operacional do Esquadrão Jaguar passará a contar com dez modernos caças F-39E.

O Comando da Aeronáutica originalmente encomendou 36 Saab Gripen E, sendo 28 F-39E (monospoto) e 08 F-39F (biposto). Posteriormente foi anunciado um aditivo para a aquisição de mais quatro F-39E, que ainda não foi assinado. O contrato prevê que 13 jatos de assento único (F-39E) e oito de assentos duplos (F-39F) serão montados em Linköping, enquanto 15 monopostos serão montados pela Embraer, em Gavião Peixoto/SP.

Resumo das entregas dos caças Saab Gripen E para a FAB:
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO