

XMobots treina militares do 1º BAvEx para operação e manutenção dos SARP Nauru 1000C. Militares da Esquadrilha SARP (Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas) do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), recentemente concluíram um treinamento na empresa XMobots, fabricante brasileira do SARP Nauru 1000C.

Ministrado entre os dias 10 e 14 de novembro de 2025, o treinamento abordou a revisão da Estação Controle de Solo (ECS) e a manutenção dos motores elétricos Zanzottera que equipam o SARP Nauru 1000C, utilizado pelo 1º BAvEx “Batalhão Falcão”.

Com instruções teóricas e práticas, o treinamento teve como objetivo aprimorar a qualificação técnica e o aperfeiçoamento operacional dos militares do Batalhão Falcão, garantindo a excelência na manutenção e operação do Nauru 1000C.

SARP NAURU 1000C
Em 2022, o Comando de Aviação do Exército Brasileiro selecionou o Nauru 1000C para equipar o 1º BAvEx “Batalhão Falcão”. O SARP tem a capacidade de complementar a utilização dos helicópteros em operações de inteligência, reconhecimento, vigilância e aquisição de alvos. Fabricado pela XMobots em São José dos Campos (SP), o Nauru 1000C é o único desenvolvido e fabricado no país para esse propósito.

Com um peso máximo de decolagem de 180 kg e alcance máximo de 60 km, realiza diversos tipos de monitoramento aéreo diurno e noturno, com uma duração de operação de até oito horas voando a uma velocidade de até 110 km/h.

Medindo quase 8 metros de envergadura e 3 metros de comprimento, o SARP é impulsionado por 8 motores Zanzottera elétricos alimentados por baterias independentes, podendo pousar e decolar verticalmente de forma automática, o que viabiliza sua utilização em ambientes críticos e confinados.

As câmeras de alta resolução que equipam o Nauru 1000C proporcionam um grande avanço na aquisição de alvos, sendo uma importante inovação tecnológica para o Exército Brasileiro.
A Estação Controle de Solo (ECS) é equipada com telas sensíveis ao toque de 21,5 polegadas, instrumentos para os dados primários do RPA e sistemas de comando e controle para pilotar o UAS e gerenciar suas cargas úteis de missão.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO