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Boeing propõem versão do F-15EX para controlar drones em combate

18 de novembro de 2025
Boeing propõem versão do F-15EX para controlar drones em combate. Foto: FG.
Boeing propõem versão do F-15EX para controlar drones em combate. Foto: FG.

A Boeing está propondo uma versão do seu caça multimissão F-15EX Eagle II como plataforma de comando e controle em voo para drones de combate do tipo CCA (Collaborative Combat Aircraft), como MQ-28 Ghost Bat.

Em uma apresentação no Dubai Air Show, o executivo da Boeing, Daryl Hartwig, disse que o assento traseiro do F-15EX possui uma tela de grande dimensão, que poderia ser utilizada para gerenciar as CCA, especialmente quando os sistemas autônomos ainda está fase inicial de desenvolvimento.

Executivo da Boeing, Daryl Hartwig, durante evento no Dubai Air Show. Foto: FG.
Executivo da Boeing, Daryl Hartwig, durante evento no Dubai Air Show. Foto: FG.

“Acreditamos que o combate do futuro será realmente sobre gestão da informação. Sim, você precisa ser letal, precisa ser capaz de sobreviver. Os pilotos e tripulantes do futuro terão tanta informação para gerenciar, especialmente quando adicionarmos os MQ-28 e outros aviões de combate não tripulados”, disse Hartwig, ex-piloto de caça da Marinha dos EUA.

Para que os CCAs sejam eficazes, é fundamental que não se tornem um trabalho extra para os pilotos das aeronaves tripuladas. Ter um tripulante no assento traseiro de um F-15EX gerenciando o CCA ajudaria na distribuição da carga de trabalho.

O conceito de um coordenador de CCA a bordo não é novo. O caça furtivo chinês Chengdu J-20S teria no seu assento traseiro um posto para o tripulante responsável pela gerencia de aeronaves não tripuladas.

Boeing F-15EX Eagle II. Foto: USAF.
Boeing F-15EX Eagle II. Foto: USAF.

Em uma simulação apresentada pela Boeing sobre a guerra aérea do futuro, o tripulante traseiro do F-15EX usa menus na sua tela para atribuir tarefas para uma série de drones MQ-28, responsáveis por explorar um ambiente hostil e retransmitir informações que são usadas pelos tripulantes do caça.

“É isso que realmente enxergamos como o futuro: usar recursos não tripulados para avançar mais longe, reduzir o risco para a plataforma tripulada… ao mesmo tempo que aumenta a sua letalidade e capacidade de sobrevivência”, disse Hartwig.

Drone CCA Boeing MQ-28 Ghost Bat. Foto: Boeing.
Drone CCA Boeing MQ-28 Ghost Bat. Foto: Boeing.

O Executivo da Boeing afirma que a empresa atualmente trabalha em laboratório para entender como as aeronaves tripuladas e as CCAs irão operar juntas sem aumentar drasticamente a carga de trabalho da tripulação.

O executivo da da Boeing Defense Austrália, Garth Caselden, que desenvolve o MQ-28 em cooperação com a Força Aérea Real Australiana, disse que este CCA foi projetado para complementar aeronaves tripuladas, empregando seus diversos sensores. Ele enfatizou ainda que os engenheiros trabalham na integração do míssil ar-ar de médio alcance Raytheon AIM-120 ao MQ-28. Um teste contra um alvo-aéreo está previsto, segundo Caselden, que não detalhou o cronograma.

Fonte: Flight Global

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