

Piloto de caça F-22 Raptor controla drone MQ-20 Avenger em inédito voo conjunto. A General Atomics Aeronautical Systems (GA-ASI) anunciou hoje (17) que um drone MQ-20 Avenger foi controlado em voo por um piloto de F-22 Raptor, em uma inédita operação conjunta envolvendo aeronaves tripuladas e não tripuladas.
Em comunicado, a GA-ASI disse que o voo foi realizado no dia 21 de outubro de 2025, em conjunto com as empresas Lockheed Martin e L3Harris Technologies. O projeto aproveitou as arquiteturas de rádio abertas da Lockheed para integrar datalinks táticos e rádios definidos por software (SDR) fornecidos pela L3Harris para a demonstração, com um rádio instalado no Avenger e outro no Raptor, de acordo com a GA-ASI.

O MQ-20 foi controlado em voo através do tablet PVI (Pilot Vehicle Interface) operado pelo piloto do F-22, através de uma nova arquitetura de referência de software do governo dos EUA, demonstrando que se tratava de capacidades de comunicação não proprietárias.
A demonstração ocorreu na Área de Testes e Treinamento de Nevada e faz parte de uma série de demonstrações de voo realizadas com financiamento interno de pesquisa e desenvolvimento para validar a operação conjunta entre aeronaves tripuladas e não tripuladas.
A GA-ASI é uma das competidoras na primeira fase do programa Collaborative Combat Aircraft (Aeronave de Combate Colaborativa) da USAF, que prevê caças tripulados operando drones como aeronaves auxiliares, como aconteceu na demonstração com o MQ-20. O F-22 Raptor servirá como plataforma de transição para esta nova tática de combate aéreo.
Fonte: GA-ASI
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO