

A Saab assina contrato dos Gripen E/F com a Colômbia. A Saab assinou em 14 de novembro um contrato com o governo colombiano e recebeu uma encomenda de 17 aeronaves de combate Gripen E/F.
Dias após a circular a informação que a assinatura do contrato dos Gripens para a Fuerza Aerospacial Colombiana (FAC), segundo a imprensa local, justificada pelo Ministério da Defesa da Colômbia por motivos “ajustes técnicos e administrativos” inerentes a uma negociação complexa, a negociação foi concluída.
O valor da encomenda é de € 3,1 bilhões, com as entregas ocorrendo entre 2026 e 2032. O contrato inclui 15 aeronaves de combate Gripen E monoposto e duas aeronaves de combate Gripen F biposto, bem como equipamentos e armamentos associados, treinamento e serviços. Inclusive, a encomenda final contemplou uma exemplar a mais que originalmente estava previsto, quando da divulgação do acordo em abril de 2025.
A Saab e o Governo da Colômbia assinaram hoje dois acordos de compensação que definem a estrutura para diversos projetos militares e sociais. Estes abrangem um pacote completo de cooperação industrial que beneficiará a Colômbia em áreas como aeronáutica, segurança cibernética, saúde, energia sustentável e tecnologia de purificação de água.

“É uma honra para mim que a Colômbia tenha escolhido o Gripen E/F para aprimorar suas capacidades defensivas aérea e tenho o prazer de dar as boas-vindas à Colômbia à família Gripen. Isso marca o início de uma parceria sólida e de longo prazo que fortalecerá a defesa e a segurança da Colômbia, beneficiará seu povo e impulsionará o poder de inovação do país”, afirma Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab.
A venda para à Colômbia deve beneficiar a indústria brasileira, com a produção de itens como o painel WAD, capacete e o HUD, feitos pela AEL Sistemas e talvez até mesmo a produção e/ou montagem das aeronaves em Gavião Peixoto, na Embraer.
Fonte: Saab.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS