

CINDACTA I celebra 52 anos. O Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrou 52 anos de dedicação ininterrupta à defesa aérea e ao controle do tráfego em um dos espaços aéreos mais movimentados do País.

Ao longo de sua trajetória, o CINDACTA I tem se destacado pela capacidade de adaptação, profissionalismo e constante busca por inovação e, neste ano, importantes avanços operacionais fortaleceram ainda mais sua missão.

A implementação do Serviço de Informação de Voo (FIS-BR), ampliou a qualidade das informações disponibilizadas aos pilotos, contribuindo para decisões mais assertivas e maior consciência situacional.

A ativação da Área de Vetoração de Subida (AVS) na Terminal de Brasília (TMA-BR) representou um marco na otimização dos fluxos de tráfego, garantindo subidas mais eficientes e seguras, reduzindo interferências nos procedimentos de partida.

Somam-se a isso os ganhos trazidos pela retomada das Decolagens em Pistas Simultâneas e Independentes (DPSI), que aumentaram a capacidade operacional e elevaram a fluidez nas operações aeroportuárias do Aeroporto de Brasília.

Unidade do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o CINDACTA I também avança em projetos estruturantes, como a futura implantação da nova circulação aérea da TMA Belo Horizonte, iniciativa que modernizará procedimentos, proporcionará economia de combustível e redução na emissão de gases poluentes, bem como atenderá ao crescimento do tráfego aéreo regional com fluidez e elevada segurança.

Com olhar voltado ao futuro, o Centro reafirma sua essência: servir ao Brasil com excelência, prontidão e permanente evolução.

Celebrando mais um ano de conquistas, o Comandante, Coronel Aviador Felipe Moreira Faulhaber, destacou a natureza pioneira da Unidade, parabenizando seu efetivo, de civis e militares. “Cada serviço cumprido, cada escala, cada missão – tudo isso compõe o grande mosaico de realizações que hoje exaltamos. Vocês são protagonistas e, por isso, merecem meu mais profundo respeito e admiração”.

“Ao longo de anos, aprimoramos processos, modernizamos sistemas e, sobretudo, mantivemos o foco no essencial: prestar um serviço eficiente, confiável e alinhado às necessidades do país. Sabemos que a excelência não é apenas em cumprir, mas em cumprir com rigor, com técnica e com comprometimento”, conclui o Coronel Felipe.
Fonte: FAB
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO