

Aeronavale testa míssil nuclear ASMPA-R lançado de um Rafale M. Um caça Rafale M da Marinha Francesa testou o míssil de cruzeiro nuclear supersônico ASMPA-R, uma versão aprimorada do ASMPA.
A ministra das Forças Armadas francesas, Catherine Vautrin, anunciou o primeiro teste bem-sucedido do míssil de cruzeiro supersônico ASMPA-R, com ogiva nuclear, a partir de um caça Rafale-M da Aeronavale, operando a partir do porta-aviões Charles de Gaulle (R91). O ensaio foi feto em outubro de 2025.
O segundo teste de lançamento do míssil foi realizado em um cenário que simulava um primeiro ataque, o qual, na doutrina nuclear francesa, serve como um “tiro de advertência”. O primeiro havia sido feito por um Rafale C do Armée de l’Air et de l’Espace (AAE). O ASMPA-R, variante modernizada do míssil ASMP-A, entrou em serviço na Força Aérea e Espacial Francesa em 2023. O ensaio com o Rafale do AAE foi divulgado em maio de 2024.
O ASMPA-R, como a segunda atualização do míssil de cruzeiro ASMP (Air-Sol Moyenne Portée), substitui alguns componentes obsoletos por novos, incluindo a ogiva termonuclear de 300 kt. Além das melhorias internas, o alcance do míssil foi ampliado, passando de mais de 500 km. O ASMPA-R serve como ponto de transição para o míssil de cruzeiro com ogiva nuclear ASN4G, que equipará os caças Rafale F5 e, eventualmente, os caças embarcados que sairão do programa FCAS.
O ASN4G mantém a ênfase na alta velocidade, assim como o ASMP, mas em regime hipersônico. Enquanto o ASMPA, com motor ramjet de combustível líquido, atinge Mach 3, o ASN4G, que será impulsionado por um scramjet, deverá alcançar velocidades superiores a Mach 6 e um alcance de mais de 1000 km.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS