Nos meses de setembro e outubro, um destacamento da Força Aérea Portuguesa (FAP) estará deslocada com 70 militares e quatro caças F-16A/BM “Viper” na Base Aérea de Malbork, Polônia, onde participa das atividades conjuntas OTAN Assurance Measures 2020.
O destacamento da FAP decorre das Medidas de Garantia da OTAN e permitirão exercícios conjuntos entre forças dos países Aliados que contribuem diretamente para o princípio da interoperabilidade e defesa coletiva da Aliança.
O comandante do destacamento português, Major Duarte Freitas, disse que “os F-16 Vipers são capazes de realizar missões multifunções tanto Ar-Ar quanto Ar-Terra, e oferecem grande flexibilidade e proporcionam oportunidades de treinamento de primeira linha com nossos amigos ”, acrescentou.
Os “Vipers” – como a FAP chama os seus F-16A/BM – são sediados na Base Aérea Número 5 em Monte Real, sede das Esquadras 201 “Falcões” e 301 “Jaguares”, que cumprem variada gama de missões, entre elas o Policiamento Aéreo sobre Portugal 24 horas por dia, 7 dias por semana.