• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Leonardo detalha produção conjunta de drones da Baykar

14 de novembro de 2025
Leonardo detalha produção conjunta de drones da Baykar. O UCAV Bayraktar AKINCI. Foto: Baykar.
Leonardo detalha produção conjunta de drones da Baykar. O UCAV Bayraktar AKINCI. Foto: Baykar.

Leonardo detalha produção conjunta de drones da Baykar. Roberto Cingolani, CEO da Leonardo, deu detalhes sobre a produção dos UAVs Bayraktar TB2, TB3, AKINCI e KIZILELMA da Baykar em três instalações da joint venture LBA Systems.

A LBA Systems dará início à produção das plataformas UAV da Baykar, bem como do UAV de alta velocidade Mirach da Leonardo, aguardando atualmente o processo de reativação, após conclusão dos processos regulatórios.

O CEO da Leonardo, Roberto Cingolani, afirmou que três instalações abrigarão a produção conjunta. Em primeiro lugar, o caça não tripulado KIZILELMA será produzido na fábrica da Leonardo em Grottaglie, localizada no sul da Itália. Essa fábrica já produz seções de fuselagem em material composto para os aviões comerciais Boeing 787.

Cingolani destacou a visão da Leonardo para o KIZILELMA, como um caça universal que pode ser integrado a qualquer equipamento, desde que a interface de controle possa ser configurada.

Por outro lado, o Bayraktar TB3, com capacidade STOL, que já realizou diversas missões a partir do navio de assalto anfíbio TCG Anadolu (L400) e testou vários tipos de munição, será produzido na fábrica da Leonardo em Ronchi dei Legionari, no norte da Itália.

Dois Bayraktar TB3 a bordo do LDH-TCG-Anadolu-L400. Foto: Baykar.
Dois Bayraktar TB3 a bordo do LDH-TCG-Anadolu-L400. Foto: Baykar.

A proposta da LBA para o Bayraktar TB3 inclui a integração do processador acústico ULISSES, que permite à plataforma detectar alvos subaquáticos por meio de sensoriamento multiestático.

Por fim, o Bayraktar TB2 e o Bayraktar AKINCI serão produzidos pela Piaggio Aerospace, adquirida pela Baykar pouco antes do anúncio da joint venture LBA Systems, entre a Baykar e a Leonardo. A fábrica também dará continuidade à produção da aeronave turboélice de alta velocidade Avanti, que pode ser utilizada como avião comercial, aeronave de patrulha marítima e aeronave de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR).

A Leonardo também já descreveu os tipos de cargas úteis ou sistemas embarcados que podem ser integrados nas plataformas da Baykar, conforme o lema da joint venture: “Plataformas da Baykar, sistemas da Leonardo”, para oferecer soluções atraentes para o mercado europeu e, potencialmente, para outras regiões. Alguns desses sistemas incluem o LEOSS-T EO/IR, o sistema compacto de guerra eletrônica BriteStorm, o Skyward IRST, os radares AESA Osprey (o Osprey 30 já está em uso pela Polônia a bordo do Bayraktar TB2) e sistemas de navegação.

O caça não tripulado turco Baykar KIZILELMA. Foto: Baykar.
O caça não tripulado turco Baykar KIZILELMA. Foto: Baykar.

Para a Leonardo, o KIZILELMA será um fiel companheiro para o futuro GCAP ou Global Combat Air Programme, um caça de 6ª geração que está sendo desenvolvido pelo Reino Unido, Itália e Japão.

A rápida transição da Itália para a produção do KIZILELMA é um sinal de que ele se tornará o fiel companheiro de combate da Itália em seus futuros caças. O KIZILELMA, diferentemente de outros UAVs de apoio aéreo aproximado, possui um layout idêntico ao de um caça de quinta geração, com alta agilidade e baixa observabilidade, incluindo compartimentos internos, radar AESA embarcado (inicialmente MURAD 100-A), sistema EOTS (TOYGUN 100) e espaço para um sistema IRST (KARAT 100).

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login