• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

B-52H avistado em voo de testes transportando provável novo míssil nuclear da USAF

6 de novembro de 2025
B-52H avistado em voo de testes transportando provável novo míssil nuclear da USAF. Foto: Ian Recchio.
B-52H avistado em voo de testes transportando provável novo míssil nuclear da USAF. Foto: Ian Recchio.

B-52H avistado em voo de testes transportando provável novo míssil nuclear da USAF. Um bombardeiro B-52H Stratofortress da USAF foi visto sobrevoando a Califórnia com dois supostos mísseis de cruzeiro nucleares de longo alcance AGM-181A LRSO (Long Range Stand Off Weapon).

No dia 29 de outrubro passado, o spotter Ian Recchio estava observando aviões no Vale Owens, Califórnia, quando registrou imagens do “Torch52”, indicativo de chamada no rádio usado pelo B-52H que transportava duas munições não identificadas sob uma das asas. Recchio enviou a fotografia para o portal The Aviationist.

Detalhe do B-52H com marcações laranjas, indicando um voo de testes. Foto: Ian Recchio.
Detalhe do B-52H com marcações laranjas, indicando um voo de testes. Foto: Ian Recchio.

Especialistas analisaram a munição e destacaram algumas características importantes, como a cauda em forma de T invertido com três superfícies, asas dobráveis ; e o perfil em forma de cunha na ogiva e na cauda. Esses detalhes correspondem à única representação pública do AGM-181A LRSO, um novo míssil de cruzeiro nuclear furtivo de próxima geração da USAF, projetado secretamente para substituir o atual AGM-86B.

Também foram observadas semelhanças com outros armamentos, como o míssil AGM-154 JSOW, mas alguns detalhes não correspondem a essa munição, incluindo o formato do nariz, as coberturas das asas e as superfícies em forma de cruz da cauda.

Imagem computadorizada de um AGM-181 LRSO. Foto: USAF.
Imagem computadorizada de um AGM-181 LRSO. Foto: USAF.

Segundo o The Aviationist, se confirmado, o avistamento de 29/10 é um dos primeiros publicamente registrados do programa secreto AGM-181A LRSO, mas o portal salienta que há a necessidade de confirmação oficial.

A presença de marcas laranjas no B-52H, características de sistemas em testes, sugerem um voo de desenvolvimento ou avaliação. As armas estavam fixadas nos pods externos do tipo MER (Multiple Ejector Rack), que podem acomodar até seis artefatos, indicando que o bombardeiro foi configurado para demonstração de transporte do armamento.

O programa AGM-181A LRSO é uma prioridade máxima para o Comando de Ataque Global da Força Aérea (AFGSC), estando em fase secreta de testes de voo há vários anos. Ele será substituto do míssil de cruzeiro AGM-86B em conjunto com a ogiva termonuclear W80-4 atualizada. O LRSO é parte de uma família de sistemas de ataque de longo alcance, que inclui o novo bombardeiro B-21 Raider e outros ativos de comando, controle e apoio.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login