• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB estuda se é economicamente viável recuperar um dos seus KC-390 mais novos

1 de novembro de 2025
FAB considera perda total de um dos seus KC-390 Millennium mais novos. Fotografia do recebimento do FAB 2859 em 26 de setembro de 2024. Foto: Embraer.
FAB estuda se é economicamente viável recuperar um dos seus KC-390 mais novos. Fotografia do recebimento do FAB 2859 em 26 de setembro de 2024. Foto: Embraer.

FAB estuda se é economicamente viável recuperar um dos seus KC-390 mais novos. Um dos mais novos jatos de transporte Embraer KC-390 Millennium recebidos pela Força Aérea Brasileira (FAB) teria sido danificado em uma operação na Argentina.

Informações não oficiais relatam que o KC-390, matrícula FAB 2859, teria realizado um pouso “duro” em Ushuaia, no sul da Argentina. O incidente teria afetado a estrutura do jato, um dos mais novos da FAB, recebido pelo 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte (1º/1º GT) “Esquadrão Gordo” em 26 de setembro de 2024.

O canal argentino Victor Defensa, publicou ontem (28/10) alguns detalhes do incidente, que teria ocorrido em 12 de setembro passado, quando o FAB 2859 retornava de uma missão de lançamento aéreo de cargas sobre a Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz, na Ilha Rei George.

No retorno para o Aeroporto Internacional de Ushuaia, por volta das 20h, o FAB 2859 teria pousado na pista 24 com forte vento de cauda, fazendo que o KC-390 tocasse bruscamente no asfalto, quicando no solo. Um sensor na perna do trem de pouso, que tocou o solo, entendeu tratar-se de um pouso final e acionou automaticamente os spoilers, o que levou à perda brusca de sustentação e ao pouso duro da aeronave. Segundo informações obtidas, as asas da aeronave quase tocaram o solo, tamanha força exercida no pouso, com o aumento da velocidade vertical.

Últimos voos do FAB 2859 (Fonte: FR24).
Últimos voos do FAB 2859 (Fonte: FR24).

Apesar disto, ninguém ficou ferido e a aeronave aparentemente permaneceu operacional, tanto que no dia seguinte retornou para a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com uma parada técnica em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois disso, o “Gordo 59″ ainda realizou três voos locais no Campo dos Afonsos-RJ, data da sua última operação registrada pelos sites de monitoração. Ele teria feito mais de 8 horas de voo, na condição que estava, isto é, com rachaduras.

O que se sabe agora, extraoficialmente, é uma equipe técnica da Embraer inspecionou o 2859 e apontou “rachaduras críticas” na junção da fuselagem com a asa, mas é recuperável. Diante dos elevados custos de recuperação, a decisão final de recuperar ou não a aeronave será da FAB. Quanto ao sistema fly-by-wire, está sendo revisado e pode incorporar algum tipo de proteção ou retardo em situações semelhantes.

Se não for recuperada, este fato seria um prejuízo importante na pequena frota operacional de KC-390 da FAB, que das oito aeronaves recebidas novas, somente quatro efetivamente estão à disposição dos Esquadrões. Abaixo a situação de cada célula.


  • FAB 2853 (fora de serviço): sofreu um incidente em 2021, quando teria entrado indevidamente em uma formação meteorológica pesada em rota, danificando diversos componentes (motores, para-brisas, entre outros). Foi reparado parcialmente e retornou aos voos operando com limitações de altitude em rota por conta de pendências. Posteriormente foi encostado no Galeão e está atualmente canibalizado sem diversos componentes;
  • FAB 2854 (operacional): 1º GTT — “Esquadrão Zeus” de Anápolis–GO;
  • FAB 2855 (fora de serviço): desde junho de 2025 passa por revisão programada em Anápolis–GO;
  • FAB 2856 (fora de serviço): desde fevereiro de 2024 está na Embraer de Gavião Peixoto–SP, onde passa pelo processo de atualização e padronização;
  • FAB 2857 (operacional): 1º/1º GT — “Esquadrão Gordo” do Galeão-RJ
  • FAB 2858 (operacional): 1º GTT — “Esquadrão Zeus” de Anápolis–GO
  • FAB 2859 (fora de serviço): desde 22 de setembro de 2025 está parado no Galeão-RJ aguardando uma decisão da FAB sobre seu futuro;
  • FAB 2860 (operacional): 1º/1º GT —“Esquadrão Gordo” do Galeão-RJ

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login